De origem alemã, a Riesling é uva queridinha dos sommeliers e entendedores de vinho por desenvolver raros aromas que lembram minerais e químicos, como pedra de isqueiro.
Devido a sua boa acidez, evolui bem na garrafa e ganha amadas de frutas cristalizadas, caramelo e especiarias e sem perder a mineralidade.
Essa é a Riesling Renano, diferente da Riesling Itálico, que origina vinhos mais neutros, de vários níveis de qualidade, muito usada na produção de espumantes no Brasil.
O enólogo Arlindo Menoncin não possui vinhedo, tampouco vinícola, mas utiliza a estrutura de terceiros para fazer suas próprias vinificações, em pequenos e exclusivos lotes.
Atua como um “cão farejador” de uvas em busca do melhor que há na Serra Gaúcha. Em vinhedos da localidade de Nove Colônias, interior de Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul, reduto de imigrantes alemães, encontrou a Riesling Renano e elaborou um esplêndido vinho natural.
Sentimos aromas complexos e intensos de frutas cítricas, flor de laranjeira e damasco. Conforme recomendação de harmonização com peixes, frutos do mar e ostras, apreciei essa maravilha na praia de João Fernandes em Búzios.
R$180 na Parreiral Vinhos 31 99979-8840
#comprevinhogaúcho
Cão Perdigueiro na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta