Carnes preparadas na brasa com toques da gastronomia internacional agitaram Tiradentes no último final de semana.

Dentre 28 chefs presentes na 3ª edição do festival de churrasco que acontece anualmente no Santíssimo Resort, oito eram mulheres e elas brilharam com suas receitas no fogo.

Eleita assadora do ano 2023 pela Prazeres da Mesa, Priscila Deus passou por restaurantes estrelados na Europa, foi chef executiva do Pobre Juan por 12 anos e hoje atua consultora. “Depois da minha passagem pelo Temper em Londres, de onde veio a inspiração do cordeiro ao estilo indiano, resolvi trazer esses aromas aqui para o Caminhos de Fogo na versão tikka lamb com curry verde e bastante especiarias.” De fato, antes da bocada dava para sentir como estava aromática a paleta de cordeiro Dorper da VPJ, que se desmanchava com uma pimentinha no ponto.

Uma das estações mais cobiçadas foi a da Ligia Karazawa, que preparou o Wagyu da Guidara, certificado pela ABCBRW com uma espetacular salada thay de papaia verde, cenoura, repolho, pepino, ervas ao molho oriental. Sobre o Wagyu, é realmente inigualável sua maciez e suculência.

Paula Labakt também fez sucesso com o Short Rib da Guidara unindo corte bovino com frutos do mar e molho romesco.

Teve até gyros, o churrasco grego de carne assada no forno vertical, servido no pão pita. Marina Lopes montou o gyros com aves especiais da Villa Germania, que estavam suculentas e defumadas, junto com o típico molho grego tzatziki, bem refrescante, a base de iogurte e pepino, corriqueiro do seu restaurante Milos em Juiz de Fora.

Influências tex mex foram levadas para a brasa da Julia Carvalho com seu burrito de pancetta Duroc da VPJ. Adorei a picância da saladinha de milho, pimentão e cebola roxa em que o feijão preto simboliza as bolinhas do caviar texano.

Tállita Machado trouxe um pouco da Itália ao ousar em servir o molho carbonara sobre o chorizo Dhuboi, acompanhado de um espetinho caprese de tomate, mussarela e manjericão.

Carol Armênio fez um toast de rosbife de lagarto Angus VPJ com homus de beterraba, sour cream e ervas. Jéssica Mota do Tragaluz ficou responsável pela parte doce com a famosa goiabada prensada em castanha de caju granulada, frita na manteiga e servida em cama de catupiry.

A mineiridade tem sempre lugar e o Flávio Trombino fez uma polentinha chapiada com aquela casquinha crocante por fora e cremosa por dentro para apoiar a maravilhosa rabada cozida por 12 horas, finalizada com agrião.

Cristovão Lauruça elaborou um excelente caramelo de cogumelo e folha de mostarda na brasa para acompanhar o Short Rib Monik.

Rafael Pires caprichou na porquetta Duroc VPJ com feijão branco montado na manteiga.

Rodolfo Mayer defumou o pato da Villa Germania para envolver em um cremoso e caldoso arroz com picles de cenoura e cebola.

Dois hambúrgueres com aquela suculência marcaram presença. O do Rafael Soares foi defumado no pit smoker com queijo cheddar e ketchup de curry e salsão, sensacional.

Já o Tadeu de Marco usou american cheese, bacon no melaço e maionese de café no burguer Angus VPJ.

Merecem destaque o cupim à moda gaúcha do Marcelo Bolinha

e a costela cola gaita do Marcos Livi.

Mário Portella, como de costume, assou um boi inteiro na rotisserie e Jimmy Ogro deu uma aula de como destrinchar o porco.

O enorme peixe Pirarucu também foi inteiro para o fogo pelas mãos do Helvécio Maciel.

O chef serviu o pirarucu de casaca moqueado, releitura do prato amazônico servido com espuma de cupuaçu para dar refrescância de acidez.

Consegui passar e provar por 18 estações em oito horas de open food e open bar com cerveja Patagônia IPA, Amber Lager, Bohemian Pilsner e Weiss à vontade.

 

Entre uma cervejinha e outra, o Junior da Luiz Porto estava presente para falar de seus vinhos. O workshop foi gratuito com degustação de três taças e o bar estava aberto ao público para quem quisesse adquirir uma garrafa. O Sauvignon Blanc pegou muito bem no calorão.

Duas semanas antes os ingressos (R$540) já haviam esgotado. Quem garantiu o primeiro lote, pagou R$440. Dica para o ano que vem!

.

Caminhos de Fogo na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta

.

 

Caminhos de Fogo – Santíssimo Resort

Rua dos Inconfidentes, 140, Tiradentes, MG

www.instagram.com/caminhosdefogo