A Serra da Mantiqueira está se tornando um terroir conhecido no cenário do vinho brasileiro. O sul de Minas tem recebido entusiastas da viticultura como o casal Roberta Cavalcanti e Luis Toledo que há quase 10 anos iniciou o plantio de uvas em São Gonçalo do Sapucaí.
A vinícola Artesã fica em uma encosta rochosa a 1.000 metros de altitude de onde se tem a vista de colinas em formato arredondado, inspiração para o nome do vinho Mar de Morros. A parte mais fria da propriedade foi escolhida para o plantio da Sauvignon Blanc, que resulta em uma produção anual de apenas 1.800 garrafas. Ao abrir a garrafa percebe-se um intenso aroma de grama cortada, que é suavizado com o tempo em taça.
Na boca senti uma deliciosa picância e boa acidez. Saladas são indicadas para harmonizar com esse vinho e eu me aventurei em misturar lâminas de abóbora crua com cubos de jiló e tomatinho.
Deixei marinar no limão com pimenta dedo de moça, azeite de sal por alguns minutos na geladeira e finalizei com salsinha e coentro para combinar com o frescor do vinho.
Quando vinho e comida se tornam melhores juntos é sinal de sucesso na harmonização. Deu certo também com tabua de queijos, charcutaria e frutas, porém a saladinha ganhou.
O Mar de Morros Sauvignon Blanc 2022 sai por R$124,90 na Terra Vinhos, focada exclusivamente em vinhos mineiros.