Zona de Conforto foi a sétima aula do Renato Quintino nesse segundo semestre.
No primeiro prato, elementos que combinam muito entre si, polenta, ovo, zabaione, creme de funghi porcini e trufas .
As sementes de romã deram uma colorida e refrescância ao falafel, que já era bom puro e ficou ainda melhor com pasta de tahini e berinjela defumada. Pimenta-dedo-de moça e alho fritos, deram ainda mais um tchan para esse ótimo petisco.
Caldeirada de frutos do mar é bem confortante, com aquele caldo quentinho regado em cima do polvo, lula, camarão e peixe branco.
Há que se atentar para o ponto de cozimento de cada ingrediente e o Renato dá as dicas.
Prato clássico que adoro pelo sabor picante é o steak au poivre vert e nesse a surpresa foi a batatas doce assada no sal grosso regada com manteiga de tomilho, ficou um espetáculo.
O ponto da carne!
Dois ótimos vinhos da Liber Wines harmonizaram com o filé au poivre.
O francês Cochon Volant bem equilibrado e um agradável dulcor caiu muito bem ao lado da batata doce. Ultreia, 100% Mencía, do grande Raúl Pérez atingiu 93 pontos por Robert Parker, excelente vinho para acompanhar carnes.
Outros vinhos que harmonizaram com o menu de hoje: Aurora Reserva Chardonnay, Escapada Vinho Verde e Domaine de Nizas Le Clos Languedoc.
Daquelas sobremesas que me agradam pela leveza, a maçã no vinho colheita tardia ao creme de mascarpone ganhou crocancia com o biscoito amaretto.
A dupla infalível.
.
Mais Renato Quintino no Degustatividade
.
Renato Quintino Gastronomia
Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil