A degustação de grandes vinhos chilenos da Flaherty Wines na ABS Minas foi conduzida pelo enólogo Ed Flaherty, americano e residente no Chile desde 1993.
Depois atuar como enólogo chefe de vinícolas do porte da Cono Sur, Errázuriz e Tarapacá, deu início a seu projeto pessoal com a implantação da vinicola boutique Flaherty Wines em 2004.
No primeiro ano, a produção se limitou a 1.200 garrafas, crescendo para aproximadamente 40.000 garrafas em 2015, com uvas provenientes de Cauquenes (Maule) e do Vale do Aconcágua, onde fica a vinicola, que hoje produz em torno de 80.000 garrafas/ano.
É uma vinícola artesanal, que elabora assemblages de complexidade e constância provenientes de uvas próprias dos vales de Aconcagua e Maule mescladas com uvas de outros viticultores.
O Casa del Magnolio Cuatro Cepas 2020 envelhece em barricas de carvalho usadas as uvas Tempranillo e País centenária, cultivadas no próprio vinhedo Tequel ao sul de Cauquenes no Vale do Maule com Syrah e Cabernet Sauvignon do Vale do Aconcagua.
O Vale do Aconcagua é uma região semi-deserta, conhecida por seus intensos vinhos tintos com sabores de frutas negras e taninos sedosos. O Flaherty Aconcagua 2021 é um blend de Syrah, Cabernet Sauvignon, Petite Verdot e Tempranillo provenientes de Panquehue e Santa Maria no Vale do Aconcágua. Em recipientes de fermentação aberta, três pisadas manuais diárias forma feitas em um total de duas semanas de maceração. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês e americano durante 16 meses antes do engarrafamento.
O maior erro da vitivinicultura chilena foi plantar mais de 5.000 hectares da cepa desconhecida Carmenere em todas as regiões vinícolas na década de 1990, pensando que era a variedade Merlot. Em algumas regiões a Carménère tem personalidade única e qualidade excepcional, minha paixão! O Vale do Aconcágua com grande diferença entre as temperaturas diurna e noturna, alta luminosidade e um longo ciclo de maturação é uma das áreas onde a Carménère tem melhor expressão, como pode-se notar no Flaherty Carménère 2020.
O Flaherty Cauquenes 2019 tem uvas Tempranillo e o Petite Syrah plantadas em 2010 com base na ideologia de que as videiras podem viver por conta própria, sem o luxo de um sistema de treliça ou irrigação por gotejamento. Um vinho que expressa a terra e as tradições vitícolas de Cauquenes.
A Tempranillo é uma variedade nativa da Espanha e atinge sua maior expressão em vinhedos cultivados em condições secas, ou seja, sem irrigação. É conhecido por seus sabores complexos de couro e cereja madura, os seus taninos rústicos e o seu enorme potencial de envelhecimento em barrica e em garrafa. Os solos argilosos cor de tijolo do vinhedo Tequel da Flaherty Wines permanecem úmidos, o que possibilita o cultivo em terra seca e dá origem ao Flaherty Tempranillo 2018 que degustamos.
Adorei, Marcinha, muito obrigada pela oportunidade!
.
Flaherty Wines
.
ABS MG
Av. do Contorno, 6777, Sala 512, Santo Antônio, Belo Horizonte, MG, Brasil