Em 2020 o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes precisou ser totalmente on-line e em 2021 foi realizado em formato híbrido com a volta dos festins, porém sem aquele agito nas praças de Tiradentes. Esse ano o festival está completo!
No primeiro final de semana conheci um pouco do trabalho dos chefs Mônica Rangel e Alisson Fernandes no festin realizado no Casa Direita Bistrô.
O menu foi harmonizado com vinhos, sendo dois da vinícola Luiz Porto, que em novembro lançará visitações e jantares na nova sede em fase de mudança de Cordisândia para Tiradentes.
Começamos pelos snacks do anfitrião, que serviu croquete de costela com purê de kabocha (cabotiá, ou abóbora japonesa), barriga de porco com polenta e patê de galinha caipira com abacaxi assado para ser passado no pãozinho.
Alisson Fernandes também preparou um macio peito de boi braseado, com musseline de mandioca, pó de quiabo, cebola roxa e glace da casa.
Harmonizou com o chileno do Valle del Maipo 7Colores Gran Reserva Cabernet Sauvignon Muscat 2017.
Mônica Rangel brilhou com camarões crocantes e uma ótima saladinha de abacate, manga e pesto de ora pro nobis. Foi o prato mais elogiado da noite.
Harmonizou com o argentino Pacheco Pereda Chardonnay 2020 de Mendonza.
Proprietária de restaurante de comida mineira em Visconde de Mauá/RJ e Mônica serviu uma galinha assada com canela e arroz de quiabos bem aromática. O peito estava suculento, acompanha do arroz envolvido pela baba do quiabo, castanhas e bacon. A mineira nascida em Juiz de Fora cresceu em Niterói e fez fama ao participar como jurada no programa de televisão Cozinheiros em Ação (GNT).
O vinhos escolhido para esse prato me agradou bastante pelo equilíbrio e maciez. Antico Rosone Primitivo Puglia I.G.T 2020, Itália.
Os dois chefs se juntaram para criar como sobremesa uma tortinha de castanha de caju com sorvete de creme e calda de laranja.
Finalizamos com Dom de Minas Moscatel da Luiz Porto.
O Bistô Casa Direita é comandado pelo chef Alisson Fernandes há 1 ano, desde a sua inauguração. Formado pelo Senac Grogotó (Barbacena) em 2006, passou pela região Serrana do Rio de janeiro, litoral Norte de São Paulo, Belo Horizonte e se encontrou em Tiradentes onde atua há 10 anos, com passagem pela saudosa Santíssima Gula.
Queridíssima Mayra Lopes.
E o dono do Fartura, Rodrigo Ferraz.
Os festins continuam no segundo final de semana do festival com outros chefs em mais quatro restaurantes. No dia 26 de agosto Matheus Paratella recebe Jeferson Rueda no Tragaluz e Ricardo Martins recebe Tássia Magalhães no Uai Thai. Já no dia 27 de agosto Ivo Faria será recebido no Gourmeco da Juliana Ferreira e Juliana Duarte será recebida no Dengo! da Melissa Andrade. Harmonizados ou não, os disputados festins variam de R$295 e R$530 e as vagas já estão esgotadas.
.
25° Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta.
.
.
Fartura Brasil