Durante a pandemia o sommelier Gustavo Giacchero fez várias lives com o enólogo e rockeiro argentino Marcelo Pelleriti, que realiza anualmente na Bodega Monteviejo o Festival Wine Rock e teve a ideia de executar esse evento em BH. “A Bianca Bosker, jornalista convertida em sommelière de Nova Iorque já faz esse trabalho e até mesmo aqui em BH temos um sommelier, o Robson do Glouton, que sempre falou em harmonizar notas musicais com notas gustativas do vinho. Por um instante eu imaginava que isso seria um pouco de viagem, mas é comprovado que dá sim para harmonizar o som com a bebida,” relata Gustavo Giacchero. Para completar, é amigo de longa data do cantor e compositor Daniel Lima, formado em Produção Musical e Engenharia de Áudio em Nova Iorque, vocalista do tributo ao Pearl Jam “Singles”, única banda do planeta autorizada pelo próprio Pearl Jam a regravar material do grupo norte-americano. Os dois amigos embarcam nessa harmonização e foi assim que surgiu a ideia do Vinho & Rock, que em breve irá anunciar sua quinta edição.
O lançamento do projeto foi no restaurante do Pellegrino com cinco rótulos da Bodega Monteviejo, o segundo encontro teve vinhos ibéricos no Sátira Lounge e o terceiro evento harmonizou vinhos e músicas sul americanos no Timbuca, o qual tive o prazer de participar.
“Ciro Lilla, proprietário da Mistral e de uma das primeiras importadoras que trabalhei, a Vinci, dizia que a história do vinho no Brasil só mudaria quando ele fosse consumido no bar. Ter a oportunidade que o chef Caetano Sobrinho está nos dando hoje de apreciar bons vinhos aqui no Timbuca está sendo uma honra nós”, declara Gustavo Giacchero.
De entrada, pastel de Queijo Canastra curado com geleia de pimenta e torresmo com barbecue de goiaba, corriqueiros no menu Timbuca.
Especialmente para essa noite saiu um maravilhoso arroz de rabada com coalhada seca, agrião e chips de cebola e também um sorrentino de Queijo Canastra curado.
Para adoçar, brigadeiro de colher com farofa de paçoca.
Eis os vinhos sul americanos que o sommelier Gustavo Giacchero selecionou para harmonizar com as canções interpretadas pelo Daniel Lima:
Primeiro lance:
ALMA JOVEN MERLOT / TANNAT, Canelones, Uruguai
Imigrantes vindos da Itália, os Toscanini se instalaram em Las Piedras, departamento de Canelones, e, valendo-se de sua larga experiência na área, trataram de se dedicar à vitivinicultura. A bodega é comandada pela quarta geração da família, que passou pelos vinhos de garrafão e hoje dedica-se a produção de vinhos finos. Vinho tinto de médio corpo, macio e frutado. Bem equilibrado com a fruta marcante da Merlot e a estrutura do Tannat.
Not The only way – Daniel Lima
No Ceiling – Eddie Vedder
La edad del cielo – Jorge Drexler
Wicked Game – Chris Isaac
Sitting on the dock of the bay – Otis Redding
Segundo lance:
MARAY RESERVA CARMÉNÈRE, Cachapoal, Chile
Produzido pela Viña Tabali, uma das primeiras vinícolas a apostar em vinhedos na pré cordilheira e próximo ao Oceano Pacífico. Um Carménère clássico, com notas de pimenta, ervas e especiarias, com 6 meses de barrica de Carvalho. De bom corpo mas com o frescor do litoral.
Californication – Red Hot
Omaha – Counting Cows
Drive – Incubus
Mr. Tamborine Man – Bob Dylan
Better Together – Jack Johnson
Hey My Friend – Daniel Lima
Terceiro lance:
CASA GERALDO RESERVA SYRAH, Andradas, Sul de Minas Gerais, Brasil
Vinho mineiro, da Serra da Mantiqueira. 20% estagiou em barricas de Carvalho. Um vinho de boa estrutura e bem aromático.
Amor de Indio – Beto Guedes
Caçador de mim – Milton
Leo e Bia – Oswaldo Montenegro
A seta e o alvo – Moska
Animal – Daniel Lima
Quarto lance:
MALAKARA OAK CASK BLEND, Mendoza, Argentina
Um vinho feito na região de Mendoza, assinado por ninguém menos que Marcelo Pelleriti. Um corte de Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot Que estagia 9 meses em barricas de Carvalho. Um vinho de boa intensidade e equilibrado.
Santeria – Sublime
De Musica Ligera – Soda Stereo
Power of Love – Huey Lewis
I won’t give up – Jason Mraz
Free – Donavon
Best that we can – Daniel Lima
Quinto lance:
CORAZÓN DEL INDIO, Maule, Chile
Produzido pelo francês Pascal Marty, referência em produzir vinhos de qualidade nas Américas desde meados da década de 80. Engenheiro agrônomo e enólogo, Pascal foi winemaker da Baron Philippe de Rothschild por mais de 14 anos e criador de vinhos icônicos como o californiano Opus One e Almaviva, em parceria com a Concha Y Toro. Um corte em partes iguais das uvas Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah com estagio de 12 meses em barricas de carvalho. Um vinho de boa intensidade, com notas de frutas maduras, frutas secas e especiarias.
Breaking The Girl – Red Hot
People are Strange – The Doors
Volver a los 17 – Mercedes Sosa
Hotel California – Eagles
Mr. Jones – Counting Crows
Whatever I want – Daniel Lima
No Rain – Blind Melon
E eu só no chamego com meu sommelier preferido, o Croquete.
.
Vinho, Rock e Chamego, tem coisa melhor? Desconheço.
.
instagram.com/gustavogiacchero