Inauguração da Casa Fartura, um espaço de eventos, jantares, aulas, palestras, produtos mineiros, empório Mercearia Paraopeba e várias outras mineiridades.
Biblioteca gastronômica.
Na oportunidade brindamos o lançamento do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes que esse ano acontece de 19 a 28 de agosto e completa 25 anos.
O chef Rafael Pires, filho de Ralph Justino, criador do festival trouxe um pouco da fartura que será esses dias de programação gastronômica intensa em Tiradentes.
Em 1998 Rafael Pires era uma criança e já tinha o sonho de ser cozinheiro, que se tornou realidade hoje com um dos mais disputados restaurantes de Tiradentes, o Mia (da minha lista de preferidos, inclusive).
Seus pratos colagenosos retratam a transformação de uma gastronomia essencialmente mineira com toque de sofisticação e contemporaneidade.
Rabada, chouriço, pé de porco, costela de boi, já me fazem salivar só de pensar no que estava por vir. Uma baita potencia de sabor.
Desfiada, molhada e suculenta, a rabada foi envelopada em massa filo e servida com emulsão de mostarda e agrião.
Ainda bem que veio uma colher para não deixar sobrar nenhuma gota da glace de pé de porco que regava o filé suíno em massa folhada e pedaços de chouriço.
Mais um prato que entrega potência e colágeno, a costela angus desossada não precisava de faca para ser cortada, embebida em uma glace de pregar o beiço. Foi servida com mil-folhas de abóbora e queijo Bicas da Serra ao molho de mel da Alessandra e ora-pro-nóbis. Detalhe para o crispy de alho em cima e saladinha de brotos em cima da carne.
Finalizamos com rabanada de broa de milho com uma leve e cítrica espuma de goiabada da Dona Chica e requeijão de corte.
Representa muito bem a Fartura que temos em Minas Gerais! Adoro.
Por trás disso tudo, grandes mulheres que fazem acontecer: Mayra Lopes, Carolina Daher e Tatiana Paro.
.
Casa Fartura
Rua Rio de Janeiro, 2076, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil