Conheço o François desde 2016 e sempre participo de jantares e degustações desse enólogo que é responsável por difundir as marcas de champanhes, espumantes e destilados do grupo LVMH pelo Brasil presencialmente e através do Instragram @vinhocomvoce. Já a Luisa, conheci pessoalmente no ano passado e me encantei pelo conhecimento dessa moça de apenas 22 anos.

IMG_2519

Entusiasta e estudiosa do mundo dos vinhos, a Plop, como é conhecida por seu perfil no Instagram @plop.champgne, é graduada em Nutrição, WSG Champagne Master Level e WSET II (certificações internacionais de especialização em vinhos), cofundadora da Academia Brasileira do Champagne e organiza eventos harmonizados com champanhes e espumantes além de cozinhar muito bem nas horas vagas.

IMG_2571

“Desde pequena as taças de espumante sempre brilharam meus olhos. As bolhas eram servidas em forma de água e refrigerante. Aos 14 anos comecei a estudar realmente os espumantes, e sempre tive um ‘feeling’ especial pelos champanhes. E ai tudo começou! Ao completar 18, já indicava os rótulos, harmonizações e degustações das bolhas mais famosas do mundo”, conta Luisa.

IMG_2503

Luisa pensou em todos os detalhes e o jantar harmonizado com Veuve Clicquot foi perfeito, desde a escolha do local, os pratos que iriam harmonizar com os champanhes e até a banda Café Preto Instrumental, que embalou a noite. Um espetáculo!

IMG_2507

O rótulo amarelo é famoso no mundo inteiro e segundo François Hautekeur há três características primordiais responsáveis por esse grande sucesso: volume, complexidade e persistência. A Veuve Clicquot desde o início, em 1772, sempre fez seus champanhes com alto percentual da uva Pinot Noir, que entrega maciez, volume em boca e a vinhosidade de um tinto. Não há Veuve Clicquot com menos de 45% de Pinot Noir, chegando a mais de 70% no rótulo rose. Para se ter uma ideia, a média da composição de Pinot Noir para champanhes é de 38%, logo nota-se que a Veuve Clicquot está acima da média na utilização dessa uva em seus blends.

IMG_2530

Começamos pela consagrada Veuve Clicquot Brut Yellow Label com seu toque caramelizado e aromas de brioche tostado além de cítricos como maçã e pera que foi muito bem com as croquetas de bacalhau, queijo com rapadura e rabada.

IMG_2545

Minha preferida foi a Veuve Clicquot Extra Brut Extra Old, uma edição especial de blend único, composto exclusivamente de vinhos reserva dos anos 1988, 1996, 2006, 2008, 2009 e 2010, escolhidos por seu frescor, generosidade e estrutura. Sua mineralidade harmonizou perfeitamente com o camarão grelhado ao limão siciliano acompanhado de arroz com amêndoas.

IMG_2557

Como mestre de adega visionária e inspirada, Madame Clicquot teve a ideia, em 1818, de combinar os seus vinhos brancos tranquilos com o seu vinho tinto. Assim nasceu o primeiro blended champanhe rosé. Originalmente, os champanhes rosés eram tingidos com uma preparação à base de bagas de sabugueiro. Mas aos olhos de Madame Clicquot, isso não produzia vinhos de qualidade suficiente. Ela possuía vinhas em Bouzy, uma vila conhecida por seus Pinots Noirs, produzindo vinhos tintos finos.

IMG_2568

O pato é um ótimo companheiro para Veuve Clicquot Rose com seu bouquet aromático de frutas vermelhas. A acidez foi muito bem vinda para equilibrar com a untuosidade do canelone de pato com fonduta de trufas brancas e roti de pato.

IMG_2567

A Remuage e o Dégorgement são invenções da Madame Clicquot para retirar os sedimentos que causavam turbidez no champanhe, em busca de um líquido bem cristalino. Antes dessas técnicas o champanhe era decantado para obter o resultado de limpidez desejado e em homenagem a esse antigo método, François decantou o Veuve Clicquot Demi Sec.

IMG_2580

Há também o fator organoléptico para esse procedimento de decanter, já que o espumante perde um pouco do gás que da sensação de acidez e torna-se ainda mais doce, tática para harmonizar com a pavlova de frutas vermelhas frescas.

IMG_2583

Luisa promete mais eventos em breve e para saber das novidades acompanhe o Instagram @plop.champgne.

IMG_2523

Que noite espetacular!

IMG_2548

.

Jantar Veuve Clicquot na minha coluna do Cidade Conecta

.

Sátira Lounge

Av. Raja Gabáglia, 4343, Santa Lúcia, Belo Horizonte, MG, Brasil

satira-avant-garde