A Wine Chef é um projeto que chegou a BH para oferecer degustações de vinhos de alto nível dirigidas pelo chileno Alex Ordenes, único sul-americano titulado Sommelier Conseil pela Université Du Vin, em Suze la Rousse, na França. Especialista no mercado de importação de vinhos chilenos de alta qualidade, Alex Ordenes inaugurou um espaço de eventos na Pampulha em parceria com sua esposa Edneia Benfica, responsável por preparar os pratos para harmonizar.
O jantar de inauguração do espaço Wine Chef contou a presença ilustre do enólogo Stefano Gandolini que apresentou seus vinhos ícones além de duas degustações verticais. Nessa modalidade é possível averiguar as interferências climáticas das várias safras de um mesmo vinho.
Perito em vinificação de qualidade, Stefano teve dois recordes de pontuação no mundo do vinho com o Toknar da vinícola Von Siebenthal considerado o melhor Petit Verdot do mundo por Robert Parker e o Las Três Marias da sua própria vinícola Gandolini Wines como o melhor tinto pelo Guia Descorchados. Tivemos a honra de fazer a degustação vertical desse precioso Las Três Marias nas safras 2012, 2013 e 2014. A exuberância desse 100% Cabernet Sauvignon se justifica pela baixíssima produção, grande amplitude térmica do Maipo Andes além do subsolo pobre em matéria orgânica. Um terroir especial escolhido por Stefano Gandolini para produzir somente esse vinho, que só é lançado em boas safras. Quando a safra não atinge o patamar desejado, Stefano opta por vender as uvas e não engarrafar.
A outra vertical foi com o Ventolera Sauvignon Blanc safras 2013, 2014, 2016 e 2017, esse último sem rótulo ainda, já que não foi lançado no mercado. São vinhos que evoluem bem na garrafa, mesmo sendo vinhos brancos e sem passar por madeira, fruto do solo e todo o terroir do Vale de Leyda com forte influência marítima (12km do Pacífico) associados a expertise do enólogo, que separou 1.500 garrafas da safra 2016 para guarda de 7 anos. Frescor, mineralidade e elegância são traços marcantes em todas as safras apesar de cada uma ter aromas bem diferentes entre si, impressionante.
Nada melhor que um ceviche de salmão para acompanhar um belo vinho branco.
Degustamos também o Chardonnay Private Cuvée 2013
e o Pinot Noir Claro de Luna, com uvas colhidas a dedo como toda a produção da vinícola Ventolera.
Fizeram parte dessa noite mais ícones chilenos como o Alexia 2011 da Chocalan, Laura 2012 da Laura Hartwig e o grande Toknar 2010 da Von Siebenthal. Além desses me chamou atenção o equilíbrio do Malbec 2011 da Loma Larga.
Edneia preparou também um ótimo badejo com purê de baroa para essa grande noite e está de portas abertas para receber eventos no espaço.
Foram 14 vinhos e três pratos a R$220 por pessoa. A sala de degustações comporta 18 pessoas e o formato da degustação pode ser personalizado de acordo com as necessidades do cliente.
Antepasto de berinjela para iniciar os trabalhos.
O conhecimento do sommelier Alex Ordenes faz toda a diferença na busca constante para o aprendizado sobre grandes vinhos.
Grande honra participar desse evento de sucesso!
.
Wine Chef na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:
Mais Wine Chef no Degustatividade:
http://degustatividade.com.br/?s=Wine+Chef+
.
Espaço Wine Chef
Rua Olga Dias de Castro, 47, Santa Rosa, Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil