O Jantar Magno do Mesa ao Vivo MG reuniu no Santa Fé chefs de destaque na Bahia, Goiás, São Paulo e Minas Gerais em único menu degustação.
Iniciamos o jantar pelo anfitrião do Santa Fé, o chef Lucas Del Peloso, que serviu delicadas vieiras no creme de pêra ao gin e caviar de picolé de limão cravo, uma técnica molecular com nitrogênio liquido que gera as bolinhas de sabor. Muito interessante. A pimenta rosa colore o prato mas não acho que seja essencial.
Harmonização: Chéreau Carré La Griffe Bernard Chéreau Muscadet Sèvre et Maine 2016, Loire, França
Diretamente da Bahia, Tereza Paim arrasou com a panelinha de cogumelos, crumble de castanha e beijus crocantes muito temperadinha, de aquecer o coração.
O pirarucu estava com textura bem firme e o Ian Baiocchi o serviu com missô de mandioquinha, banana ouro, pain d’épices (pão de especiarias), brunoise de chuchu e consommé de cupim.
Harmonização: Sanz Verdejo 2016, Rueda, Espanha.
Ponto alto da noite foi a rabada desfiada cozida na cerveja preta, mousseline de mandioquinha, farofa de alho e crispy de couve, um prato que já comi no Tanit (SP) do talentoso Oscar Bosch, chef paulista de destaque na atualidade.
Harmonização: Chateau Bauvallon Bordeaux 2015, França
Para a sobremesa gostei do sorvete de carvão, que estava rodeado por creme de limão com chocolate branco, um paladar mais doce como era de ser esperar.
Harmonização: Porto Quevedo Rose, Portugal.
.
Oportunidade única de provar uma mistura de sabores brasileiros. Excelente evento da Prazeres da Mesa!
.
Muito obrigada pelo convite!
.
Santa Fé
Rua Pernambuco 800, Funcionários, Belo Horizonte, MG, Brasil
http://restaurantesantafe.com.br