Após quatro anos no bairro Santa Tereza e uma temporada no Museu Abílio Barreto, o Capitão Leitão transfere-se para o agito de Lourdes. A nova casa conta com mesas espalhadas pela calçada, no ambiente interno de frente para a cozinha e no andar de cima, ideal para eventos privativos, como foi a confraria Luluvinhas.
Leitão a Bairrada é a estrela da casa, suculento e de pele vitrificada, o porco assado acompanha batata chips, tutu, laranja e salada com picles de cebola.
Ideal para acompanhar o espumante Bairrada D.O.C. Marquês de Marialva Bruto Reserva 2015, das uvas Bical e Arinto.
Bairrada é a principal região produtora de espumantes em Portugal desde 1880. Para obter a certificação de denominação de origem Bairrada D.O.C., o espumante deve ser feito pelo método tradicional, em que a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa. Por esse processo o vinho ganha refinamento, complexidade e adquire notas de panificação. Fundada em 1954, a Adega Cooperativa de Cantanhede é responsável por 40% da produção da região e conta com mais de 700 viticultores associados ativos e uma colheita anual de 6 a 7 milhões de quilos de uvas. O Marquês de Marialva Bruto Reserva é um de seus mais premiados espumantes, elaborado pelo prestigiado enólogo Osvaldo Amado a partir das castas Bical e Arinto. A safra 2015 ainda está com ótimo frescor e fina perlage. Sai por R$159,90 no Supernosso.
Harmoniza também com as notas compotadas do Hidrangeas Douro Tinto 2018, servido anteriormente com o Secretos de Porco e mil folhas de batata.
Mais um ótimo tinto, o Vinha do Lourenço 2021 da região do Dão é bem equilibrado apresenta taninos macios. Ficou perfeito com o delicioso estufado de cogumelo servido em massa crocante de pastel.
Outra entrada que me fez delirar é o croquete de alheira, e já estou na campanha para entrar no cardápio fixo. Vai muito bem com a acidez vibrante do ETC branco 2016 das castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, que envelhecem muito bem em garrafa.
O escabeche de leitão com gel de laranja foi servido com Cava El Miracle Brut Rosé.
Portônica é um drink bem refrescante que leva Vinho do Porto Branco e água tônica. Foi o nosso brinde inicial, feito com o Infantado Porto White da vinícola Quinta do Infantado. As uvas Gouveio, Rabigato, Viosinho e Moscatel são cultivadas organicamente em 12 hectares na região de Gontelho, Cima Corgo.
Finalizamos com tarte tatin e sorvete de baunilha.
Luluvinhas no Capitão Leitão na minha coluna de gastronomia do jornal Cidade Conecta.
.
Mais Luluvinhas no Degustatividade
.
Capitão Leitão
Rua Curitiba, 2154, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil