Jantar especial celebra um ano de casa nova da família de ceramistas.

O primeiro evento gastronômico a ocupar a Casa Modernista d’O Ateliê de Cerâmica foi comandado por Roberta Sudbrack, um menu em cinco tempos harmonizado com vinhos mineiros (R$550). A chef gaúcha escolheu o Rio de Janeiro para morar e seguir carreira. Referência na alta gastronomia, Roberta abriu caminhos para modernização da cozinha regional com seu senso de brasilidade. Suas receitas são criativas, ousadas e principalmente aconchegantes.

 

“Belo Horizonte me faz lembrar muito da minha avó, uma mineira meio gaúcha que me ensinou gestos e detalhes importantes para se fazer uma comida afetiva. Quando entrei nessa casa e vi como as peças são feitas, com tanto carinho e cuidado, senti que era um lugar muito afetivo e realmente quis vim fazer um jantar aqui. Na verdade são eles que estão me proporcionando a realização desse sonho”, agradece Roberta Sudbrack aos anfitriões Flávia Soares, Luiza Soares e Daniel Romeiro.

Um de seus preparos mais icônicos é o caviar vegetal, feito com as sementes do quiabo. Essa maravilha chegou até em seminários internacionais na França, Itália e Espanha pelas mãos da cozinheira que se orgulha em mostrar a riqueza dos nossos ingredientes. As bolinhas explodem na boca e revelam um sabor adocicado e untuoso. Já a casca do quiabo, previamente defumada, é usada para abraçar o recheio de camarão levemente cozido. Em forma de torre, o quiabo recheado com camarão é servido frio, com mini cubinhos de tomate e o caviar vegetal por cima, genial.

 

Apreciamos com o vinho Sauvignon Blanc da Bárbara Heliodora, belíssima vinícola próxima a São Gonçalo do Sapucaí.

Famoso na Itália, o lardo é uma fina camada de gordura que recobre o dorso do porco, usado pela chef em combinação com shiitake na brasa e farofinha de pão queimado. Assim como o anterior, é um prato de texturas e sabores diversos.

Foi servido com o tinto Maria Maria Syrah, um dos vinhos mineiros mais conhecidos no mercado, proveniente de uvas de Boa Esperança.

O auge do conforto foi a suculenta barriga de porco assada com missô de tucupi preto, acompanhada de abóbora e cavolo nero, uma espécie de couve preta.

Boa harmonização com o Gran Reserva Syrah 2021 da vinícola Bárbara Heliodora, envelhecido 12 meses por um blend de barricas de carvalho.

Finalizamos com bolo molhado de chocolate e compota de laranjinhas,

ideal para o vinho licoroso Cais Ruby 5 anos da Casa Geraldo, feito com uvas das variedades Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Marselan, colhidas com alto teor de desidratação, o que proporciona elevado índice de açúcar natural.

Cerâmicas artesanais exclusivas deram o todo charme a esses pratos pensados com carinho para essa grande noite de estreia. Que venham mais experiências deliciosas como essa!

.

Roberta Sudbrack no O Ateliê de Cerâmica na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta.

.

O Ateliê de Cerâmica

Av. Bias Fortes, 225, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil

instagram.com/oateliedeceramica