Encontro cultural de Porto e Minas é tema da intensa programação gastronômica
No coquetel de boas vindas brindamos com Luiz Porto Brut.
“Recebemos chefs portugueses para cozinhar com chefs mineiros de igual para igual, de forma a valorizar a nossa riqueza e reafirmar o quanto a gastronomia brasileira vive um momento de glória”, ressalta Carolina Daher, curadora do Fartura.
Dois chefs tradicionais, que deram continuidade ao legado de seus pais, exibiram elegantemente pratos simples e cheios de cultura no festim do dia 30/08 no Espaço Raízes.
O jantar (R$550) foi harmonizado com vinhos do Douro, do Porto e da região de Vinhos Verdes pelo sommelier Gustavo Giacchero.
Flávio Trombino apresentou o tão amado pão de queijo com linguiça em forma de canapé com requeijão de raspa, picles de cebola, caviar de mostarda e pimenta verde – ficou um luxo.
Harmonização: Torre de Lapela Alvarinho, região do Vinho Verde.
Sua releitura de frango com quiabo, o “Arroz Preguento do Bento”, leva cogumelos paris frescos puxados na manteiga e coxa de galinha confitada suculenta por dentro e dourada por fora, sucesso desde 2015.
Harmonização: Quinta Pacheca Branco, região do Douro.
Ines Diniz serviu o “Bacalhau à Gomes de Sá”, originário e típico da cidade do Porto com suas belas lascas entremeadas com ovos cozidos, cebolas, azeitona preta e batatas.
Harmonização: Quatro Ventos Tinto, região do Douro.
Rabanadas de chá preto é ideia de sua avó que não gostava de leite, mudou a receita e deu certo.
Harmonização: Porto Insígnia LBV 2019
Com meu sommelier preferido!
.
Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes 2024 na minha coluna do Cidade Conecta
.
Espaço Raízes
Rua Ovídio de Abreu, 10, Centro, Tiradentes, MG, Brasil