Thomas Troisgros segue os passos de seu bisavô Pierre Troisgros, um dos criadores da nouvelle cuisine, e entrega pratos de extrema leveza e delicadeza em um menu degustação de sete pratos (R$650) ou cinco (R$490) para apenas 16 pessoas no jantar ao redor do balcão que contorna a cozinha aberta. O Oseille foi inaugurado há cinco meses no andar de cima da casa onde também funciona seu outro restaurante, o Toto, no bairro Ipanema.

Como amuse-bouche, ostras de Santa Catarina, uma ao vinagrete mignonette, clássico francês com cebola roxa, vinagre branco e pimenta branca e outra no estilo brasileiro no tucupi, pimenta de cheiro e limão.

Antes dos pratos ainda tem dois snacks, um crocante de alga com tartar de tomate e uma físsima cestinha com beterraba assada, chocolate salgado e kefir.

Da espessura e formato uma fita, o nabo cobre as vieiras embebidas em kombucha de café, feita na casa.

Em perfeito cozimento a cavaquinha tenra por dentro com marcas tostadas por fora se juntava ao delicioso beurre blanc, couve kale, brócolis e repolho roxo.

Três tortellinis rechados dos tubérculos batata doce roxa, laranja e baroa foram servidos com caldo de cebola tostada e óleo de sichuan.

O suculento peixe Olho de Cão acompanhou palmito, bottarga e espuma de coco.

A coxa de galinha d’angola repousa sobre cogumelos cardoncelo ao molho de vinagre fricassê.

Mais um ponto perfeito no Denver Steak da Guidara com um exelente aligot e espuma de bearnaise.

Surpreende a combinação de chocolate com cogumelos Paris em duas texturas, lâminas frescas e aerado como chantilly na sobremesa que se completa com sorvete de baunilha e suspiro, suspirei!

Aquele último olhar 43…

Com meu sommelier preferido

Croquetando

.

Oseille na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta.

.

Oseille

Rua Joana Angélica, 155, Loja B, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

instagram.com/oseillerestaurante