Marcelo Pace recebe uma das mais aclamadas chefs do Brasil para jantar a quatro mãos no restaurante do hotel Fasano em BH

Em quase 30 anos de carreira na gastronomia, Roberta Sudbrack começou como chef de cozinha do Palácio da Alvorada, sendo responsável por todas as refeições do o Presidente da República assim como pelas festas e jantares, por sete anos, e foi a primeira mulher a ocupar tal cargo. Dentre seus vários prêmios, recebeu três estrelas no Guia Quatro Rodas, uma no Guia Michelin e foi eleita melhor chef mulher da América Latina em 2015, época em que esteve à frente do primeiro restaurante a oferecer menu degustação no Rio de Janeiro.

Foram 12 anos de sucesso até que a chef optou por relembrar os tempos em que vendia cachorro-quente com sua avó pelas ruas de Brasília e abriu um foodtruck inspirado em comidas de rua. Sempre valorizou os produtos da nossa terra e transforma o simples em extraordinário. O quiabo foi um dos primeiros dos ingredientes escolhidos para uma experiência mais profunda, e como fez muito sucesso as sementes transformadas em caviar vegetal.

Há seis anos seu restaurante “Sud, o Passário Verde” funciona no Jardim Botânico (RJ) com a proposta de uma cozinha simples e descomplicada, assim como o Da Roberta, bar de comida de rua em Botafogo (RJ). Muito afetiva, Roberta está sempre junto com outros chefs por todo o Brasil em jantares especiais a explorar e compartilhar seu talento.

O menu de seis etapas (R$450 / R$750 com vinhos) teve como sugestão de harmonização destaque os vinhos mineiros Maria Maria, que já completaram 10 anos desde a primeira safra colhida em Três Pontas/MG.

Receitas clássicas italianas aliadas a ingredientes brasileiros resultaram no espetáculo de jantar no Fasano, que teve início com o arancini de funghi porcini, queijo caccio cavalo e fonduta de parmesão, crocante por fora e cremoso por dentro.

Harmonização: Maria Maria Sous Les Escaliers Nature

Na sequência veio o atum fresco com ameixa seca e amendoim torrado.

Harmonização: Maria Maria Sauvignon Blanc 2023

Adorei a combinação mar e terra do polvo com linguiça de porco no risoto de açafrão, levemente picante com um toque de limão.

Harmonização: 13 Cántaros Nicolás, tinto espanhol da D.O. Cigales.

Estava saborosíssimo o cordeiro assado no tucupi preto com quirela de milho crioulo e ora-pro-nobis, um conforto de prato.

Harmonização: Maria Maria Gran Reserva Syrah 2021

A sobremesa foi um releitura do Tiramissu com biscoito, queijo mineiro cremoso, café e doce de leite, maravilhoso. Harmonizou com Jerez Pe Martim Cream.

Ainda teve gougéres, o pão de queijo francês, com queijo minas artesanal e goiabada.

Momento com a chefona captado pelo Gui.

Com o Eduardo Junqueira, produtor dos vinhos Maria Maria e a grande promotora dos vinhos mineiros Dulce Ribeiro.

Com Gui Torres e Mariana Sobreira

.

Roberta Sudbrack no Gero BH na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta

.

Mais Degustatividade no Gero:

http://degustatividade.com.br/?s=gero

.

Gero – Fasano

Rua São Paulo, 2.320, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil

fasano.com.br/hoteis/fasano-belo-horizonte