Jana Barroso está de volta na cozinha do Cabernet Butiquim e para consagrar seu retorno elaborou tapas especialmente para serem servidas no balcão da Garagem do Cab juntamente com os coquetéis especiais dos bartenders Alexandre Loureiro e Pedro Hos.
Os petiscos são um passeio pelo mundo com toques da gastronomia japonesa, francesa, espanhola, chinesa, mexicana, venezuelana e colombiana. Finíssimo empanamento do karaage de couve-flor, bem refrescante a tartellete de burrata e tomate, sequinho o arroz frito com mortadela defumada, saborosíssimo o taco de barriga de porco e muito elefante o bolo de amendoim.
Para acompanhar, aventure-se coquetéis autorais e releituras de clássicos a serem descobertos na carta secreta de balcão. Infusão de jabuticaba com purê monin, soda de limão cravo, óleo saccharum e orgeat são exemplos dos preparos artesanais feitos na casa pelos mestres da coquetelaria no Cab. Descubra!
“Comecei no Dádiva, trabalhei 2 anos no Atlântico, inaugurei o Glouton e o Birosca, morei na França, fui para Borracharia Gastrobar, fiz eventos de buffet e fiquei 5 anos no Cabernet Butiquim. Depois de 2 anos fora voltei e hoje tenho também uma franquia da Pizzaria Mangabeiras” relata a chef sobre suas andanças e explica sobre o tema do menu de balcão “Estou de volta e dando a volta ao mundo, já que nesse meio tempo que estive fora, estudei bastante, viajei, comi bem e por isso criei petiscos com referência em diferentes países.”
Desbravamos a carta secreta do cab, como de costume para dar início aos trabalhos. Como o Cabernet Butiquim é um bar de vinhos que engloba a Garagem do Cab, especificamente o balcão de coquetéis, Xandão preparou maravilhas que levam jerez, espumante e vinho branco. O Jerezana é feito com jerez oloroso, jerez fino, vermute rosso, vermute dry e perfume de laranja bahia, para alegria do meu sommelier preferido, Croquete. Não só dele como minha também, que coquetel fantástico, assim como o Triple Grape Martini onde três uvas aparecem em forma de vinho branco, espumante, uva verde e acréscimo de vodka para completar.
Primeiro coquetel da harmonização foi o “Teimosa”, que leva purê de damasco, cordial de pêssego e orgeat, tudo feito pelas próprias do Alexandre Loreiro, a base de gin Yvy Mar.
A vota ao mundo nos petiscos começou pelo Japão e uma camada fininha de karaage na couve-flor, com coalhada de iogurte, dill e furikake da casa.
Mais elementos caseiros fizeram parte do segundo coquetel, o “Passarinha”, infusão de jabuticaba com purê monin e soda de limão cravo que se fundiram na caçhaça Jeceaba, uma maravilha! Fusão de França, Itália e Espanha na tartellete de burrata com tartar de tomate, purê de limão, gel de água de tomate e gaspacho de salsão ao lado para acompanhar. A ideia da Jana em servir o gaspacho a parte foi para não amolecer a finíssima casquinha da tartellete.
Óleo saccharum de banana com especiarias também preparado pelo bartender Xandão foi usado para o “Sulamericana” além de gin Yvy Terra, Cynar e limão. Para essa terceira etapa Jana inspirou-se na China serviu um cubo de arroz frito, bem sequinho com aioli e mortadela defumada, que combinaria também com o próximo coquetel.
O “Emoriô” mescla whisky Singleton, vermute Carpano Rosso, vermute Dry Noilly Orat, licor Luxardo e defumação de amburana, que ficou muito bom com a geleia de biquinho defumada do taco de barriga de porco, petisco famoso no México.
Sobremesa não é meu forte, mas um coquetel de sobremesa bem feito tem lugar no meu coração, como o “Nutella só que não” a base de vodka absolut, licor cremoso de chocolate com avelã, Frangelico, bitter de cacau Callebaut e um chocolatinho na borda da taça. Somou-se a delicadeza do bolo de amendoim com brigadeiro de laranja Bahia, sorvete três leches e telha de café, uma homenagem à Venezuela e Colômbia.
Ficou muito boa também a harmonização essa delícia de sobremesa com o clássico Expresso Martini que vai Absolut Vanilla, café expresso e licor de café Kahlúa.
Meu balcão preferido é puro sucesso!
.
Jana Barroso no Cabernet Butiquim na minha coluna de gastronomia do jornal Cidade Conecta.
.
Cabernet Butiquim / Garagem do Cab
Rua Levindo Lopes, 22, Funcionários, Belo Horizonte, MG, Brasil