Quando o brasileiro viaja e conta de onde vem, o estrangeiro logo solta uma interjeição “Brazil? Wow”, que seria o nosso Uau! .
Inspirado nesse tema, Renato Quinto montou uma aula com frutas tropicais brasileiras como caju, banana, abacaxi e outros ingredientes tão nossos como couve, mandioca, carne serenada, pequi, dendê que deram origem a pratos dignos de um “Uau!”.
Já arrisco a classificar como a melhor aula desse ano que fiz lá no Renato.
Começou com um refrescante ceviche de caju e palmito com leite de amêndoas, limão, dedo de moça, broto de coentro e baru.
O delicioso molho de iogurte e moqueca, feito com a magia do dendê envolveu os camarões e o purê de banana deu uma leve adocicada e textura à receita. Ao lado, farinha de mandioca baiana.
Com consistência, o bambá de couve feito com farinha de moinho d’água foi acompanhado em cima do t-bone de porco e para completar, linguiça bem trituradinha. Ficou um espetáculo.
Pratos com aquele salzinho a mais sempre me conquistam, como o filé serenado, que acompanhou arroz de pequi na medida, com cebola roxa na manteiga de garrafa e
pesto de coentro. Dois ingredientes polêmicos como pequi e coentro entraram em perfeito equilíbrio.
Abacaxi combina de demais com coco, ainda mais com uma raspinha de limão, que deu um toque ainda mais cítrico e especial para a torta da sobremesa.
Sempre um prazer apreciar suas receitas, Renato!
.
.
Renato Quintino na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta BH
.
Mais Renato Quintino no Degustatividade
.
Renato Quintino Gastronomia
Rua Congonhas, 564, Santo Antônio, Belo Horizonte, MG, Brasil