Agnes Farkasvölgy comemora seus 60 anos com menu degustação em 10 pratos que contam sua história de vida e os 40 anos de cozinha.
Para despertar os sentidos, um riquíssimo caldo de galinha com flores comestíveis inicia o Jantar Biografia e relembra sua primeira participação no Festival de Inverno de Diamantina, época em que cursou artes plásticas.
Agnes mesclou sabores da Espanha e Peru para servir um bloody leche de tigre, denso caldo de tomate a ser apreciado com ostra fresca.
Ovo & Ovas traz a memória do confortante ovinho quente da vovó Judith com toque de sofisticação das ovas de capelin e criatividade em curar o sagu com Nam Pla para resultar em um caviar vegetal.
Seu ceviche de lichia, servido há 10 anos, sempre tem alguém que pergunta qual é o peixe usado. A fruta aparece também em textura de sorbet. Uva e maçã verdes incrementam e dão ainda mais frescor ao ceviche.
Em 1979 foi a primeira vez que Agnes experimentou salmão com aspargos em viagem de família para Genebra. Anos depois aprendeu com Claude Troisgros a clássica combinação de salmão com maracujá e serviu com molho holandaise.
Em especializações na Le Cordon Bleu aprendeu sobre cozinha tailandesa na década de 90, retratada no camarão borboleta com sorbet de manga e gengibre e shot curry thai ao leite de coco.
Mexido da Bruxa é aquele que sua avó convidava a ver o que tem e criar sua própria receita. E assim o fizemos com o prato desconstruído para montarmos a gosto a combinação de bolinho de arroz, caldinho de feijão apimentado, cubinhos de queijo coalho, tomatinhos e denver steak.
Apreciadora de pato e adepta à quebrar regras, montou uma empadinha com várias partes da ave e serviu com mini legumes como último prato salgado.
Nada melhor do que terminar com queijos, chocolates e azeites, tudo mineiro!
Serão dez jantares ao longo do ano e o primeiro é nessa quarta-feira. R$360 com bebidas alcoólicas à parte ou taxa de rolha R$45.
Reservas no Bora Experiencias.
.
A Casa da Agnes
Rua Paulo Afonso 833, Santo Antônio, Belo Horizonte, MG, Brasil