A sexta aula do Renato Quintino nesse segundo semente foi “Zen e a Arte de Cozinhar”. Nas receitas foram usados ingredientes que acalmam como acabate, maracujá, castanhas, maçã, camomila, banana, chocolate, já que o momento pede paz.
Começamos pelo gravlax “meat ball”, o bolinho de salmão curado numa mistura de açúcar, sal, dill e pimenta. Servido frio com abacate, beterraba e creme de wasabi.
Adorei o toque que o suco de maracujá deu no cuscus com farelo de aveia e castanhas, entremeado por camarões.
O magret defumado é prático e já vem pronto da Frios Fantini, foi dada só uma maçaricada para aquecer. Combinou bem com maçã cozida no chá de camomila e mel.
Garanti para o meu prato um osso do ossobuco de wagyu e me esbaldei no tutano.
Foi feito um ragu desse corte macio saboroso, previamente assado com vinho tinto para envolver o tagliatelli. Pecorino e Grana Padano ralados na hora em cima da massa faz toda a diferença.
Sou mais do sal do que de doce, mas confesso que a sobremesa foi o melhor da noite. Bom, pode ser porque tem um toque de flor de sal ou porque tem queijo, o mascarpone ou ainda porque banana caramelada, chocolate meio-amargo e castanha-do-pará combinam demais entre si.
.
.
Mais Renato Quintino no Degustatividade
.
Renato Quintino Gastronomia
Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil