UAI – Under Alien Influence, nome da quinta aula do segundo semestre do Renato Quintino teve fatos curiosos.
Chegamos no meio da escuridão pois a luz da rua e casa tinha acabado e começamos num clima de velas bem legal.
Aí a luz voltou e entre uma foto e outro que tirei do steak serenado me deparo com um rosto estampado na carne, e a telha de parmesão parecia um chapéu. Sinistro…
Misticismos à parte, a entrada estava mesmo de outro mundo, como se diz quando algo é tão bom!
O maravilhoso brioche da Baru Panetteria foi regado de manteiga de torresmo e forrado com alho-poró refogado no bacon e mais pó de bacon para finalizar!
Sempre que tem receita de bacalhau eu amo e esse estava de amar como sempre, com a mineiridade do pesto de couve e pasta de alho confitado.
A receita portuguesa de arroz de pato teve toques mineiros de Formiga, não do inseto, e sim da cidade. Virou um arroz de pato à tropeiro com pertences provenientes de Formiga/MG bem “adubado” com carne seca, linguiça defumada, paio e bacon. Por cima um ovo “en croute” de mandioca.
Renato explicou sobre o processo de salga do filé para se transformar no steak serenado, o qual conhecemos mais como carne de sol, ou de sereno.
Muito boa a sobremesa, versão de Romeu e Julieta aburguesada digamos, já que a goiaba foi caramelada no vinho colheita tardia e o catupiry virou uma fonduta doce. Farofa de castanha de caju deu uma deliciosa crocância.
Para mamis que não come carne vermelha, o menu foi adaptado e teve salmão e camarão em substituição.
Quaisquer restrições alimentares o Renato dá um jeito.
.
Mais Renato Quintino no Degustatividade
.
Renato Quintino Gastronomia
Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil