Belo Horizonte vai ganhar o Centro de Referência do Queijo Artesanal, localizado no Espaço 356, na saída para o Rio de Janeiro.

O CRQA vai reunir uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal, loja colaborativa, biblioteca dedicada à Gastronomia, auditório para eventos diversos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática.

No jantar de apresentação do projeto os preciosos e premiados queijos mineiros artesanais marcaram presença, dentre eles o Queijo GOA , Queijo do Miguel, Queijo Inconfidentes, Requeijao Moreno, Queijo Cabacinha, Queijo Dona Iaia que foram usados também nos pratos preparados pelo chef Paulo Turziani.

Os queijos minas artesanais brilharam no recheio do sorrentino com pesto de pimentão,

na canjiquinha com ragu de pato e porcini

e até na sobremesa em um delicioso creme de queijo com doce de leite, amaretto e Baileys.

O projeto é assinado pelo arquiteto Lourencoe ocupa uma área de quase 750m² no novo shopping. Revestido com vergalhões de ferro, o CRQA vai trazer uma ambiência imersiva, com curvas inspiradas nas serras de Minas, em uma arquitetura e projeto expositivos complexos e bem trabalhados.

A proposta é convidar à visita, impressionar, entreter e ensinar visitantes de todas as idades, além de homenagear o queijo como grande símbolo da cultura mineira.

Um dos carros-chefes será a exposição permanente sobre o queijo. A mostra vai investigar os modos de fazer, aspectos culturais, histórias e particularidades de cada uma das regiões queijeiras de Minas.

Outro grande destaque será a primeira biblioteca de Minas Gerais dedicada à Gastronomia, com títulos nacionais sobre culinária e cultura alimentar, pesquisas e teses científicas, e ainda traduções para o português dos principais livros internacionais de gastronomia, muitos inéditos no Brasil.

O CRQA também vai contar com um auditório para até 200 pessoas sentadas e um espaço para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia.

.

Centro de Referência do Queijo Artesanal

instagram.com/queijoecultura