Que show de noite no Renato Quintino Gastronomia ao som do violino da artista Ana Zivkovic e Edu Santos no violão, concerto exclusivo que antecedeu outro show, o jantar harmonizado.
Ana Zivkovic, a violinista sérvia que além de tocar violino tem uma voz memorável está sempre presente entre os músicos da Violinada. Recebeu o primeiro lugar no Serbia State, em 1996, e os segundos lugares no Prêmio Nacional da Iugoslávia Novi Sad, em 1996, e no Prêmio Internacional em Paris. Em duas ocasiões, Ana recebeu também o Prêmio Internacional de Streza, na Itália: em 1994, como solista, e depois, em 1995, ao lado de um trio, ocupando a segunda posição. De 2000 a 2002, integrou o Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara Dusan Skovran, de Belgrado e atuou como assistente de spalla na Orquestra de Câmara de Mannheim. Antes de mudar-se para Belo Horizonte, Ana atuou na orquestra alemã Badische Staatskapelle Karlsruhe e na orquestra Neue Philharmonie Westfalen. Hoje é primeiro violino da Filarmônica de MG, dá aulas e até acompanha DJs com seu violino.
Com uma taça de Courmayeur na mão, subimos para o mezanino e ouvimos músicas clássicas, autorais, peruanas, brasileiras e o tango argentino, entre as emocionantes composições.
A lareira aquecia o ambiente enquanto a música aquecia nossos corações.
O menu estava propício para clima frio com cassoulet,
consome de abóbora camarão na manteiga de sálvia e amarettino, que pratos deliciosos!
A potência do alho negro se misturou ao molho bourguignon em um caldo denso com pato e cogumelos, maravilhoso!
Queijo de cabra Chevrille foi o recheio do bolo de bacalhau
e para adoçar finalizamos com moelleux ao chocolat, natas, geleia de pimenta, só elegâncias.
Entre vinhos portugueses, espanhóis a última harmonização foi um shot de Jack Daniels Fire.
“Na Violinada a Ana está sempre presente. Tenho um outro projeto que se chama “A World Of Music”, um quarteto de cordas com músicos que também tocam na Filarmônica, liderado pelo Philip Hansen, violoncelo principal da orquestra. O próximo será no dia 09/07”, adianta Renato Quintino sobre os próximos jantares com música. As reservas já podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (31)98876-1331 ou via Instagram @renatoquintinogatronomia por R$260 com tudo incluído, recepção com espumante, concerto e cinco pratos harmonizados.
Na época da pandemia participei do jantar on line em que os músicos do Quarteto de Cordas Sagarana tocaram diretamente de suas casas enquanto apreciávamos pratos preparados pelo Renato Quintino via delivery, já que era o que nos restava em tempos de medidas protetoras ao combate do corona vírus. A experiência presencial com certeza é infinitamente mais prazerosa, ao som de instrumentos tão nobres podendo ser apreciados tão de perto.
Meu tipo de programa favorito: jantar cheio de sabores, vinhos e música de altíssima qualidade!
Com os queridos Celina e Gustavo então, fica perfeito!
Foto: Jane Linhares
Violinada na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta.
.
Mais Renato Quintino no Degustatividade
.
Renato Quintino Gastronomia
Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil