Juntei com a Luisa do Plop Champagne e fizemos um almoço para nossas mamis em comemoração ao Dia das Mães.
Claro que a mesa tinha que ser com guardanapos de champanhe.
Menuzinho escrito a mão
Diretamente de Chouilly, na região de Côte des Blancs na França, a Lu trouxe um maravilhoso champanhe de perlage frenética e complexidade dada pelos mais de três anos em sur lie. O Champagne Nicolas Feuillatte Cuvee Speciale Millesime 2015 tem as três uvas principais Chardonnay (40%), Pinot Noir (40%), Pinot Meunier (20%) cultivadas em diferentes solos. Exala notas de fermentação e muito frescor em boca, sensacional. Nicolas Feuillatte reúne 4.500 produtores com vinhas distribuídas entre os Crus da região de Champagne.
Preparei como antepastos caponata de jiló, ceviche de abobrinha, tomate confit e babaganush (esse foi participação especial de mamis). Completei com pães e uma seleção de queijos artesanais mineiros. Garimpei no Emporio du Carmo Santo Agostinho o Canastra Real do Miguel e o Morbier da Vila Caipira. Já no Emporio Nacional comprei o parmesão feito na fazenda deles além de um ótimo outro queijo bem curado da região do Serro.
De entrada servi um consomme de abobrinha, cenoura e gengibre quentinho
enquanto esperávamos o prato principal da Luisa.
O risoto de pêra, brie, alho poró e tomatinho acompanhou graúdos camarões grelhados da Cia do Camarão.
Apreciamos com o premiadíssimo Cote de Roses, do mais importante produtor biodinâmico do sul da França Gerard Bertrando, importado pela World Wine. Um baita vinho rose encorpado, elegante, cheio de aromas. Claro que a garrafa será aproveitada para guardar água na geladeira, com seu maravilhoso fundo em forma de rosa e tampa de vidro.
Para finalizar um vasinho com crema artigianale al pistacchio Antônio da Migarba Gelateria e lascas de coco queimado de café do Cocorock.
Tarde maravilhosa com muito amor de duas filhas únicas apaixonadas e grudadas em suas mães. ❤️❤️