É redundante eu dizer que a aula x do Renato Quintino estava realmente caprichada, já que todas são, cada uma com seu tema.
Renato não é de repetir receitas, mas a pedido dos alunos retomou pratos que fizeram sucesso ao montar a aula 04 do curso semestral, De Volta Para o Futuro, cheia de ingredientes nobres como caviar, alho negro e pistache.
A Cataplana é uma panela portuguesa que veda bem, boa para essa receita de frutos do mar. Me lembrou um strogonoff, só que marinho. Com exceção da lula e polvo, que dever ser cozidos por mais tempo, em 15 minutos está pronto o prato e é só jogar tudo na panela: camarão, mexilhão, molho de tomate, creme de leite e cebola.
Em tons de preto e branco o prato de bacalhau às natas teve seu sabor elevado pelo caviar. Elegantíssimo.
Ingredientes potentes como alho negro, linguiça e bacon artesanais se juntaram ao risoto, uma explosão ao paladar, amo!
Da região de Flandres, norte da Bélgica, o Vlaamse Karbonade é uma carne de panela cozida na cerveja preta. Pode ser comida dois dias após o preparo e o sabor só vai melhorando com o tempo.
O clássico mousse de chocolate recebeu um toque especial pela geleia de laranja e pelo pistache.
O bar de vinhos foi comandado pelo Nicolas do Supernosso, que sugeriu as harmonizações para o jantar. Destaco o tinto Terre di Giumara Frappato – Nerello Mascalese, uva icônica da Sicilia cultivada ao redor do Etna.
A Jane Linhares fez umas fotassas minhas e a gente se entendia durante uma garfada e outra em poucas palavras como hummm, nuuuu e ela só balançava a cabeça e dizia: num eh? Pronto, subentendido o quão maravilhosos estavam os pratos.
Quanta energia boa, quanta cultura, quanto aprendizado se leva lá do Espaço Renato Quintino!
Amando fazer o curso completo!
.
Mais Renato Quintino no Degustatividade
.
Renato Quintino Gastronomia
Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil