A terceira aula do curso semestral do Renato Quintino versou sobre os cafés no sentido de estabelecimentos que servem comida boa e simples de fazer.
Começamos por um consomé de alcachofras e creme de café. Renato recomenda alcachofras na brasa em potes da Lapastina. Aquela sopinha confortante, cheia de sabor que abre o apetite e prepara a barriga pro jantar.
Na sequência, a perfeita combinação de bacon e cogumelos com molho bechamel, ervas, limão e sálvia para a bruschetta de brioche.
Arrependi de pegar o menor prato de arroz espanhol de frutos do mar. Comeria o dobro.
Butcher steak é um corte muito saboroso retirado da parte superior da barriga do boi e foi servido com clafoutis de alho poró, uma espécie de souflê. Saladinha de folhas vai bem em qualquer prato, eu adoro.
Scones, os pãezinhos típicos da Grã-Bretanha serviu de base para o chantilly com morango, mirtilo e ginger curd, um delicioso creme de gengibre e limão siciliano. Levíssima sobremesa!
O bar de vinhos da Casa Rio Verde , como sempre, marcou presença.
Os destaques da noite foram o chileno Torreón de Paredes Reserva Cabernet Sauvignon 2017 e o Casa de la Ermita Idílico, tinto de Jumilla, Múrcia, na Espanha das uvas Petit Verdot e Monastrell, que vinho aveludado!
.
Mais Renato Quintino no Degustatividade
.
Renato Quintino Gastronomia
Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil