O chef Djalma Victor se aventurou na criação de um prato bem brasileiro para o Festival Gosto da Amazônia. Usou a barriga de pirarucu, corte bem suculento do peixe, servido com mil folhas de palmito, pirão amazônico e dashi de tucupi, para esbanjar umami. A parte, vai um arroz de coco cremoso com pedaços de coco para dar crocância.
Antes do pirarucu provamos outras delícias. O Viña Eguía Blanco, da região espanhola de Rioja, feito 100% da uva Viura acompanhou muito bem todos os pratos.
Amei o bolinho de pão de queijo com linguiça
e a coxinha de camarão não tem erro.
Para servir o carpaccio de denver, o chef fez uma telha de couve e enfeitou com elementos de sabor como ovas de capelin, lascas de grana padano, picles de cebola, maionese de urucum e maionese trufada.
O bao, pãozinho no vapor, é feito na casa e recebeu um suculento recheio de costela polvilhado por alga nori e finalizado com picles de cebola roxa.
Que potência de sabor tem ravioli de queijo canastra com bechamel de mandioquinha e grana padano! Em cima vai rúcula e raspas de limão para equilibrar o sabor.
Um tronco de madeira se abre como uma caixa de joias e lá dentro vem a sobremesa “Eu só quero chocolate” brownie, mousse, sorvete, telha para a loucura dos chocólatras.
Adoro seus “menuzinhos”, Djalma!
.
.
Osso – Serena Mall
Rodovia MG 030, 8625, Vale do Sereno, Nova Lima, MG, Brasil