Muita história, cultura e diversão.
É o que te aguarda no Hotel Fazenda Paciência, a 140km de BH, recém-aberto ao público no Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, com suas belas construções coloniais de 1742 em meio ao verde das montanhas de Minas Gerais.
Os quartos são aconchegantes e mesclam o rústico com toques modernos.
A gastronomia é uma fusão da comida mineira e africana. Ingredientes que vieram da África com os escravos como o quiabo, feijão fradinho, azeite de dendê e leite de coco brilham nos preparos de fogão à lenha. Os pratos levam nomes de personalidades importantes na luta contra a escravidão na época do Brasil Colonial. A avó e a esposa de Zumbi dos Palmares foram homenageadas com receitas que levam camarão seco e dendê como o Princesa Aqualtune a base de quiabo e o Dandara feito com feijão fradinho.
Nicolau, negro escravizado de propriedade do inconfidente Domingos de Abreu Vieira que renunciou a própria liberdade para acompanhar seu Senhor na prisão, deu nome a uma espetacular rabada com quiabo ao dendê e fubá branco.
Vai ficar na memória também a mineiríssima costelinha com ora-pro-nóbis e o frango com quiabo e café.
“Esse frango caipira é uma receita que eu desenvolvi na busca de valorizar o café mineiro. O frango é cozido no café com cominho e sálvia para neutralizar a cafeína. A sálvia tem uma propriedade anestesiante e vem de encontro a cafeína para dar um equilíbrio e emoção ao prato”, conta Vinícios Leôncio, proprietário da fazenda e entusiasta da cozinha afro-brasileira.
A cultura africana chegou até na sobremesa com um cremoso e suave doce de mandioca feito com leite de coco, coco ralado, creme de leite e rapadura. Foi dado a ele o nome de principais líderes políticos do Pan-Africanismo, Kuame Nkrumah.
O café da manhã tem aquele pão de queijo da roça feito com queijo artesanal, bolinho de chuva com banana, biscoito frito e um festival de bolos nos sabores cenoura, laranja, mandioca, amendoim, batata doce, fubá com goiabada e outras mineirices. Na decoração das mesas, toalhas africanas.
A noite pede um vinho a ser apreciado na adega,
com queijos mineiros artesanais
em um espaço muito interessante e acolhedor com peças antigas e decoração rústica.
Casa de abelha, locomotiva e coleção de máquinas de escrever.
E quem sabe também uma cachacinha feita lá mesmo no alambique, com 14 anos de maturação em barril de carvalho. Os aromas são maravilhosos e a cachaça é muito macia.
A noite tem roda de viola com músicos de Santana dos Montes.
E de dia Folia de Reis.
A fazenda tem 200 hectares e 3.000 metros de área construída com diversos atrativos e curiosidades. Uma tirolesa de 139 metros atravessa um dos lagos, repletos de peixes.
Sua imaginação vai longe ao explorar cada canto de área verde. Por lá você vai conhecer o barril considerado o primeiro traje de banho do Brasil, quando D. João VI lançou a moda em 1810. Acometido por uma infecção, foi recomendado pelos médicos a tomar banho de mar, mas como tinha muito medo de caranguejos, mandou fazer um barril com furos laterais para água entrar sem o perigo dos crustáceos.
Mais à frente tem uma réplica das casas de moradia em de Nazaré com 3,5m2 e único cômodo, com escada externa para acesso ao telhado. Foi no teto de uma dessas casa que Jesus ceou pela última vez com os 12 apóstolos.
No caminho para a pedra do amor tem um espaço para yoga e meditação.
Reza a lenda de três séculos que a pessoa que se assentar na pedra terá a imediata visita do amor, ou terá o amor já existente fortificado.
Foi descoberta na Fazenda Paciência uma galeria que possivelmente foi utilizada na mineração de ouro ou até mesmo um ponto de esconderijo e observação nos tempos da inconfidência mineira.
Piscina ao ar livre aquecida tem uma belíssima vista paras as montanhas.
Se chover não tem problema pois há sauna e piscina com hidro coberta, cercada de vidros para continuar a apreciar a mata.
Mais diversão que a chuva não vai te impedir é o boliche,
touro mecânico,
sinuca convencional
e sinuca para jogar com os pés.
São 13 apartamentos com diárias a partir de R$900 o casal e inclui café da manhã, almoço e jantar.
São tantas atividades que um final de semana é pouco para aproveitar tudo que o Hotel Fazenda Paciência oferece.
O Valente está em todas! Que cão simpático, cativou a turma!
E que turma boa!
Reservas pelos telefones (31) 3726-1247 / (31) 98489-2355 (WhatsApp) o pelo formulário do site hotelfazendapaciencia.com.br/contact.
.
Hotel Fazenda Paciência na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta:
http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/276_Hotel-Fazenda-Paci%C3%AAncia.pdf