Durante os dias 23 e 24 de novembro, o Novotel BH Savassi foi palco de criativas prosas gastronômicas. Sob a coordenação de Marcelo Wanderley, o encontro conseguiu promover boas provocações e reflexões sobre o presente e o futuro do segmento.
E não somente. As conversas também apontaram para as bordas da cidade, com a intenção de falar de iniciativas inspiradoras que ocorrem em todas as regiões de Belo Horizonte, mas nem sempre ganham os holofotes midiáticos. O jornalista Rafael Rocha foi um dos participantes da conversa.
Foto: Francisco Dumont
No jantar de encerramento do evento “BH é um Ovo” realizado pelo Cumbucca, sete chefs de peso no cenário gastronômico mineiro deram um show no Nuuu Restaurante do Novotel Savassi .
Os criativos snacks do menu degustação do Glouton de Leonardo Paixão abriram a noite. Em três bocadas, diversos sabores como melancia com truta curada, gergelim preto e capuchinha; torresmo de pele de peixe com zabaione de cebolinha e caviar de azeitona preta; mil folhas de mandioca com pasta de surubim defumado.
Apreciamos com espumante Casa Geraldo Brut.
André Paganini preparou o lagostim com creme de milho verde, lardo e picles de maxixe, uma perfeição! Harmonização foi com O Gin infusionado com casca de laranja.
Guilherme Melo juntou ovo, jiló e torresmo para servir uma entrada bem mineira. Mais um coquetel para harmonizar, o cerradinho com cachaça Saideira e licor de pequi dando sequência à mineiridade dessa etapa.
Ivo Faria serviu namorado com caldo de dourado com abóbora, pimentão, cebola, gengibre e capim santo. Por cima do peixe, uma emulsão de coco verde e ao lado uma folha de taioba envolvia o refogado de umbigo de banana e jiló bem picadinhos. Para harmonização, Arte Chardonnay Casa Geraldo.
Flavio Trombino ficou com a etapa da carne e mandou o ojo de bife com purê de batata doce e um roti de café de lamber o prato.
Colheita de Inverno Reserva Syhah Casa Geraldo harmonizou bem, um vinho que surpreende.
O casal Gabriella Guimarãesi e Guilherme Furtado finalizou com chave de ouro. Infusionados no sakê e na cachaça, o melão e abacaxi viraram coquetel sólido. Leve e refrescante, perfeito para terminar um menu degustação.
A tietagem de sempre.
A renda alcançada pelo jantar foi revertida em apoio à Casa Aura , entidade que presta auxílio a crianças e adolescentes com câncer.
Novos ventos do Cumbucca já estão programados para 2022, entre eles a realização de um grande congresso de gastronomia no segundo semestre. Marcelo Wanderley está armando também uma premiação para aclamar as verdadeiras jóias de BH!
BH é um Ovo na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta
.