Tive a honra de compor o júri gastronômico do Festival de Gastronomia de São Gonçalo do Rio Abaixo ao lado de personalidades queridas Lorena Martins Clara Senra Osvaldo Torquete, João Vitor e Gabriel Portela a convite do André Barreto do Cozinhe Pra Ela, curador do evento.
O sábado foi intenso com 13 pratos a serem analisados
em companhia de um chop da Prussia Bier, que tem sua fábrica sediada lá em São Gonçalo do Rio Abaixo.
A compota de tomate e gengibre que acompanhou o croquete de carne de panela da Dona Luzia estava simplesmente sensacional, e ficou na memória como destaque de tudo que provei.
Perfeito o jogo de texturas e sensações apresentado pelo Cobiças de Minas. A carne de lata é uma preciosidade mineira e repousava sobre uma cama de purê defumado com provolone, regado a um ótimo BBQ de goiabada e crisps de cebola de extrema crocância.
Palmas para a costelada do Chiclete’s Bar, que valoriza o produtor local e usou a ótima linguiça defumada da Luzia na receita. Para acompanhar aquela deliciosa farofa com abacaxi que tem gosto da casa da gente.
Ponto para o Butiquim da Graça que serviu a batata bolinha temperada e criou um excelente molho caseiro para regar a costelinha.
São Gonçalo do Rio Abaixo é rota dos tropeiros e o da Stella representou muito bem a tradição. Molhadinho, com carnes suculentas e bem temperadas.
Feijoada é mais um ícone mineiro que não pode faltar e a Feijuca da Vó Alzira do Resenha Pub Bier estava muito bem feita, com aquela couve finíssima e a fatia de laranja essencial para completar.
Que boa surpresa foi o bolo Como Quieto da Nayrah, com toque de café produzido em São Gonçalo do Rio Abaixo e recheado de doce de leite.
O pastelzinho da paróquia de banana com canela estava divino e amei o ora-pro-nobis misturado na carne para enaltecer o recheio.
Valorizemos nossas raízes e o pequeno produtor local!
Muito obrigada pela oportunidade, Cozinhe!
Eu e croquete!
.
Festival de Gastronomia de São Gonçalo do Rio Abaixo
https://festivalraizes.com.br/