Para quem gosta de viajar e comer bem, Minas Gerais agora tem uma nova plataforma para ajudar na hora de pensar, planejar e viver uma viagem: a Cumbucca. O projeto conta com mapeamentos de produtos gastronômicos, rotas turísticas, histórias e causos sobre pratos, ingredientes, produtores e cozinheiros. Quem está por trás é o produtor cultural Marcelo Wanderley, que desde 2013 se dedica a iniciativas de valorização da cultura alimentar de Minas Gerais como Gastronomia da Praça, Congresso Mineiro de Gastronomia, Fuegos Festival e Prazeres da MESA.
Segundo Wanderley, a Cumbucca foi desenhada com foco na experiência do turista de dentro e de fora do estado, para ajuda-lo a conhecer bem as cidades mineiras e todo o seu potencial gastronômico. “Vamos reunir informações sempre atualizadas, e recomendações de quem entende do mercado. Além disso, traçamos um projeto vivo, sempre em pesquisa e crescimento colaborativo. Se alguém sentiu falta de algum conteúdo, quiser mandar uma dica ou um evento, é só entrar em contato com a gente por meio do canal Alô Cumbucca”, explica.
Para celebrar o lançamento da Cumbucca, a plataforma lançou a série de vídeos BH Cidade Criativa e Receptiva, que convidou algumas personalidades apaixonadas pela capital mineira a passear por seus lugares favoritos, estabelecimentos tradicionais e cenários importantes para a cultura belo-horizontina. Entre os destaques, está um encontro entre o Chef Leo Paixão e o arquiteto Gustavo Penna, na Lagoa da Pampulha. Na reunião inédita, os dois conversam sobre suas experiências de vida com o ser-mineiro, e contam relatos que mostram como a Gastronomia e Arquitetura são muito mais próximas do que pode parecer.
“Já temos 18 vídeos publicados na Cumbucca, com um pequeno recorte afetivo que já mostra a cara da cultura alimentar de belo horizonte. E o BH Cidade Criativa e Receptiva será encerrado com um documentário exclusivo sobre um dos principais nomes da Gastronomia Mineira, a Dona Nelsa”, adianta Wanderley. O filme será lançado ainda no mês de novembro, e conta a trajetória de Nelsa Trombino desde a infância na cidade de Cubatão, até a descoberta da cozinha mineira aos 22 anos, inauguração do Restaurante Xapuri em 1987, e a aposentadoria em 2014. “Conseguimos um material emocionante. É a história, pensamentos e afeto de uma mulher essencial para o fortalecimento e difusão da cultura de todo o estado. Estamos em fase de finalização e pós-produção, e logo divulgamos a data de lançamento na Cumbucca”, completa.
A primeira fase da Cumbucca começou em outubro e a previsão é lançar a segunda em fevereiro de 2021. Segundo o idealizador, além de mais roteiros e mapeamentos disponíveis, será lançado um marketplace de produtos gastronômicos mineiros curados por especialistas, e também uma série de vídeos por todo o estado.
Para acessar a Cumbucca, e ficar de olho nesse conteúdo, acesse www.cumbucca.com.br.
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Cumbucca na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:
http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/222_Cumbucca.pdf