A emoção de provar um vinho safra 1980… Na Garrafeira Nacional em Lisboa é possível encontrar essas raridades por ceca de míseros 20€. Dão, Bairrada e Alentejo são regiões que produziram vinhos com forte potencial de envelhecimento e depois de 40 anos ainda estão vivos na garrafa.
Tem quase 1 ano que trouxe essa preciosidade na mala, comprada na Garrafeira Nacional em Lisboa. O produtor Carvalho, Ribeiro & Ferreira produz vinhos e aguardentes desde 1895.
40 anos dentro da garrafa e ainda continua vivo! Acidez vibrante, pouco tanino, notas de oxidação, fumo e folha seca. Meu sommelier preferido (Osvald) fez essa avaliação e sentiu algo parecido com sangue e não curtiu muito o vinho. Eu logo incorporei a vampira e me joguei nessa experiência. O valor afetivo de se abrir um vinho da safra em nascemos vai além do que está ali dentro, te traz uma reflexão sobre o que está dentro de você e como você vem armazenando sua vida. Vinho também é história, momento, sensações, ambiente e companhia. Esse CR&F Bairrada 1980 vai ficar guardado no meu coração.
Fizemos a prova do outro Bairrada 1980 antes da data prevista (meus 40) pois a rolha vazou um pouquinho durante o vôo, então havia urgência em abrir a garrafa. Foi um dia memorável com as queridas Vanessa Borbolet e Eveline Porto da confraria Luluvinhas além de mamis que raramente toma vinho e abriu a exceção para esse grande rótulo. Tomei uma série de cuidados antes de abrir a garrafa, segundo recomendações do sommelier Thiago da Garrafeira Nacional. Há que se atentar para o uso do decanter nesse tipo de vinho pois corre-se o risco de “matar” os aromas que ainda persistem. Seria o caso somente de separar as borras já que um vinho dessa idade provavelmente já oxigenou o suficiente dentro da garrafa e o contato brusco com ar poderia prejudicar drasticamente essa preciosidade. Optamos por não fazer o uso do Decanter e estávamos corretas. Não havia sedimentos, o vinho estava integrado, com aromas terciários, evoluídos, fantástico. Que dia especial cercada por amigas do coração, obrigada por fazerem parte da minha história!
Antes desse, outro alentejano 1980 já havia conquistado meu coração, talvez pela emoção da safra, mas arrisco em dizer que foi um dos melhores vinhos da minha vida e parti pela busca de mais vinhos antigos, cheios de vida e emoção.
.
Garrafeira Nacional
Rua de Santa Justa 18, Chiado, Lisboa, Portugal
Rua da Conceição 20, Chiado,Lisboa, Portugal
www.garrafeiranacional.com