A cada confraria LuluVinhas, uma nova surpresa! O segundo encontro virtual veio com a caixa de madeira para guardar os vidrinhos de aromas enviados ao longo das confrarias.
Recebemos mix de frutas vermelhas, coco, mix de castanhas, café e cacau para identificar no tinto The Coco Merlot do produtor australiano Roos Family Vineyard importado pelo Verdemar, que até meados da confraria permaneceu às cegas para não haver influência na percepção organoléptica.
Os pratos foram elaborados pela chef Laura Tomas, especialista em churrasco uruguaio e idealizadora da cozinha do Parrilla del Mercado, junto ao pai, no bairro Cruzeiro.
Antes das carnes, um sucelento haddock au gratin, com cebola assada, aspargos em conserva e essa linda flor comestível, conhecida por lanterninha japonesa ou sininho chines. Nesse primeiro prato o vinho ainda não entra na harmonização e o teste pode ser feito, inclusive.
Um dos pratos mais pedidos no Parrilla del Mercado, o filet parrilleiro com batatas ao roquefort, sempre foi sucesso por lá e a Laura trouxe essa memória de volta para a gente.
Na revelação do rótulo, confirmamos as notas adocicadas de coco que inclusive dá nome ao vinho. Outro corte muito apreciado das parrillas uruguaias é a costeleta de cordeiro, carne de sabor acentuado que fica muito bem com geleia de pimenta.
Mousse de chocolate belga, uma sobremesa que também harmonizou com o vinho e seus aromas doces.
.
Um enorme prazer compartilhar esses ótimos momentos com vocês, queridas!
.
LuluVinhas na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH: