Aniversário do Alex Ordenes e ele comemorou do jeito que mais gosta: degustação de vinhos chilenos ícones que participam do projeto Chilean Premium Wines no qual ele divulga algumas preciosidades do Chile para sommeliers, enófilos e amigos. Já se passaram 2 anos desde o primeiro evento de divulgação, o qual teve início com 4 vinícolas, e hoje já passam de 10 os produtores selecionados para fazerem parte das degustações comentadas.
A festa começou pelo PS Garcia Marina Sauvignon Blanc 2016, um vinho branco fermentado em barricas de carvalho francês novas com o objetivo de dar mais peso no palato e complexidade aromática. As uvas são provenientes das áreas mais frias do vale de Casablanca.
Conhecemos o trabalho do “masterblender” João Paulo Salum, que se dedica a garimpar lotes de vinhos das uvas que mais se adaptaram a determinadas regiões do Chile. O vinho já chega pronto para ele e seu ofício é mesclar os percentuais de cada cepa para se obter um bom resultado na garrafa.
Com ajuda de amigos enólogos e sommeliers ele vai testando os blends, engarrafa, coloca seu próprio rótulo e solta no mercado após 6 meses de maturação em temperatura controlada a 11 graus.
O Filantropo 2014 é um blend de Carmenere 61%, Cabernet Sauvignon 25%, Petit Verdot 8% e Merlot 6% premiado pelo Descorchados com 91 pontos.
As melhores uvas dos vinhedos da Ventolera em San Antônio são selecionadas para compor o Cerro Alegre, que obteve 95 pontos Descorchados safra 2017, uma edição limitada de apenas 2.188 garrafas.
Vinificando vinhedos de Cabernet Sauvignon e Syrah ao entorno de sua residência, o enólogo Germán Lyon da Perez Cruz se dedica a um trabalho de pequenas proporções que resultam em grandes vinhos. No mês passado provei e me encantei pelo Cabernet Sauvignon 2017 e dessa vez conhecemos o Syrah 2017.
Seguimos pela abertura de garrafas especiais, escolhidas a dedo pelo Alex. Dagaz Tierras de Pumanque, 2016 (94 pontos Descorchados), de pouquíssimas garrafas, somente 1.200. Corte: Cabernet Sauvignon 44%, Petit Verdot 21%, Caemnere 20% e Syrah 15%.
Loma Larga Malbec 2011 (93 pontos Descorchados), resultado do carinho da colheita a mão dos cachos pré-selecionados no vinhedo, em cestas de 10kg, durante as primeiras horas do dia. Chegando à adega realiza-se uma segunda seleção, aproveitando apenas as uvas em perfeitas condições. Os cachos são desengaçados e as uvas são prensadas suavemente. Esse cuidado é característico dos vinhos integrantes do Chilean Premium Wines.
Santa Cruz Reserva Especial 2014, um ícone da única vinícola chilena que trabalha com 100% de energia solar. Corte: Petit verdot 90% e Cabernet Sauvignon 10%.
Sensacional o ícone da Antawara safra 2013, com 75 % Cabernet Sauvignon, 18 % Carmenere e 7% Petit Verdot. Foi um dos que mais me emocionou nessa noite pelo equilíbrio e complexidade em boca.
Outro ícone, Laura 2013 da vinícola Laura Hartwig, com produção de 3.500 garrafas e já obteve 91 Pontos Robert Parker. Corte: Cabernet Sauvignon 41%, Malbec 32%, Cabernet Franc 15% e Petit Verdot 12%.
Para fechar com chave de ouro, Gandolini Las Três Marias 2013, do mestre Stefano Gandolini, enólogo reconhecido por sua capacidade de identificar terroirs excepcionais le seu forte compromisso com a qualidade. Já liderou grandes vinícolas como Santa Rita, Carmen e Terra Andina. Em 2001, plantou os vinhedos no Maipo Alto, onde toma todas as decisões sobre viticultura. Continua sendo um enólogo líder e agora é sócio, CEO e enólogo-chefe das vinícolas Gandolini e Ventolera além de fazer parte da equipe da GVV Terroirs.
Entre sommeliers, enófilos e amigos.
Parabéns, Alex, pelo seu dia e pelo seu belo trabalho.
.
Mais Wine Chef no Degustatividade:
http://degustatividade.com.br/?s=Wine+Chef+
.
Espaço Wine Chef
Rua Olga Dias de Castro, 47, Santa Rosa, Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil