Bem no centro histórico do bairro velho de Girona, o Llevataps abriu suas portas em 2010 e destaca-se pela gastronomia contemporânea local.
O chef Juan Rodriguez lidera a equipe de jovens cozinheiros, entre 20 e 25 anos, recém-formados na Girona School of Hospitality.
O cardápio muda de acordo com a estação do ano ou simplesmente porque sentem vontade de experimentar um produto ou fazer algo novo e surpreendente, sempre prezando por ingredientes frescos.
O menu Festival tem 9 tempos a 48,5€ e mescla a cozinha catalã com toques internacionais. Nos snacks de entrada a Pina Colada apareceu em forma de bombom que explode na boca liberando o líquido e o polvorón (biscoito amanteigado espanhol) foi feito com sementes de girassol.
Teve também um tartar de vaca velha maturada com milho doce liofilizado e um biquíni (sanduiche espanhol) de cordeiro com maionese de limão.
Não deixei sobrar nenhuma gota do ramen de camarão rosa fresco, num caldo picante e cheio de sabor, feito com cogumelos chineses cristalizados, macarrão marinho, esferificação de gema de ovo, molho sriracha e bimi, o parente nutritivo do brócolis.
Foi o prato que mais me emocionou assim como o ceviche de vieira com curry verde, espuma de coco e picles de cebola de Figueras, cidade ao norte de Girona.
Servido dentro da casca do carangueijo, o centollo foi também recheio do ravióli com legumes e salicornia.
Depois veio um sanduíche de migas de sobrasada e papada confitada por 12 horas no brioche. Sobrassada é uma linguiça crua e curada das Ilhas Baleares, feita com carne de porco moída, pimentão e sal e outras especiarias.
Cozida em baixa temperatura, a bochecha do prestigiado atum bluefin foi feito com algas frescas em esferas e pil pil de plancton marinho.
Também em cozimento lento o leitão de leite acompanhou um tartare de abacaxi com gengibre e picles de rabanete.
Lindas as cores da primeira sobremesa, um cheesecake com sorvete de framboesa, crumble de amêndoa, gel de limoncello e coulis de pimenta vermelha.
Para finalizar, memórias da África em forma de doce: crumble de avelã e tamarindo, sorvete de rosas, gel de Amarula, biscoito de “ras al hanout” (mix especiarias típico do Magrebe), biscoito aerado de açafrão e nozes, esferificações de tâmaras e merengue de chá marrackech.
Maravilha de almoço no meio do passeio pelos arredores turísticos de Girona, uma cidade fantástica.
.
Llevataps
Plaça de l’Oli N°1, bajos, 17004, Girona, Espanha