Um cenário perfeito, ao por do sol cinematográfico cercado de videiras especialmente cuidadas para produzirem vinhos de alta gama.
É nesse contexto que acontecem jantares comandados pelo chef de maior evidência na gastronomia contemporânea da Argentina.
Desde o ano passado, durante a vindima, Gérman Martitegui transfere a equipe do Tegui de Buenos Aires para a vinícola SuperUco em Mendoza para executarem um menu de 9 passos harmonizados a AR$4.600 por pessoa.
Recepção com espumante Zordal Extra Brut.
Os insumos são colhidos nas redondezas do Vale do Uco, a um raio máximo de 20km do restaurante, fonte de pesquisas de Martitegui para levar o terroir local à mesa. O espetáculo começa com folhas de uva das parreiras ali do lado que foram desidratadas e serviram como torradas para o purê de pitache e kefir. Concentrada de sabor, a maçãzinha de apenas 3cm, folhas de agrião colhida no dia com gotas de creme de limão e sopa de melancia com talo de ruibarbo em cima compõem os aperitivos selvagens.
Sabores cítricos me encantam e são extremamente bem trabalhados pelo chef como pude contatar no tiradito de pêssego verde com kefir de cebola, azeite de tangerina, azeite de açafrão e pó de alho negro, que é ralado na hora como se fosse uma trufa mendoncina.
Harmonização com vinhos especiais da família Super Uco.
A cada manhã são colhidos apenas os 50 melhores tomates Florentinos orgânicos e os servem despelado e confitado no azeite de oliva prensado com manjericão, regado pelo seu próprio molho de cocção.
A humita é como se fosse a nossa pamonha e foi recheada com uma coxa de perdiz.
Eis que chega à mesa uma cocha de alface com uvas descascadas manualmente, picles de cebola, amêndoas e somos convidados a levantar da mesa para terminar o prato com um cabrito.
Em formato de shawarma cada parte do cabrito assado ao ar livre na brasa foi disposta em camadas e ao corta-las transversalmente podemos apreciar os cortes como um todo.
Pensa num churrasco perfeito…
De volta à mesa um ovo caipira cru é jogado na panelinha quente de ferro para ser cozido no saborosíssimo caldo de galinha por um minuto até chegar no ponto perfeito.
Peras baby com mel de uva e granita de chinchil, erva típica de Mendoza foi a primeira sobremesa.
Incrivelmente a segunda sobremesa foi feita com cebola cozida na lenha por 8 horas recheada de figos e iogurte de leite de cabra.
Por do sol sob as vinhas.
A noite vai esfriando e prontamente chega alguém com um poncho para te aquecer.
German Martitegui, o chef contemporâneo mais aclamado da Argentina.
Inesquecível!
TeguiSuperUco na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:
http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/155a_TeguiSuperUco.pdf
.
Tegui SuperUco
Ruta Provincial 94, Vista Flores, Valle del Uco, Mendoza, Argentina