Verão, calor e a busca por comidas leves. Aquela salada bem elaborada cheia de ingredientes saborosos tem o seu lugar. E como variar sem cair na mesmice? No curso que o Felipe Caputo ministrou no Green Up aprendemos muito sobre alimentação saudável e como fazer uma bela apresentação.
Foram 10 receitas e muitas dicas de preparo, produtos e produtores artesanais e orgânicos além da harmonização especial com vinhos da Mon Cavist.
Já na entrada uma pequena amostra do que estava por vir.
Kombuchá, a bebida probiótica feita a partir do chá que está o maior sucesso entre os adeptos da vida saudável.
Antes de começar a orgia de saladas, um shot antioxidante de limão, cúrcuma e pimenta preta.
Vamos às saladas. Tomando um mix de folhas como base é possível acrescentar ingredientes que combinam muito bem entre si como, por exemplo, o figo e o gorgonzola. Nessa receita acrescente ainda uvas, bacon e avelãs tostadas para dar crocância. Um molho com azeite, vinagre e mostarda dijon, sal e pimenta complementa e dá “liga” para a salada.
Outra combinação que gostei muito foi a gremolata de pistache com romã. Para a gremolata foi usado, além do pistache, gergelim branco, pimenta calabresa e limão siciliano.
A tradicional salada grega a base de tomate, pepino, cebola e azeitona preta ganhou um toque de sofisticação com aspargos levemente grelhados no forno. Uma ótima forma de atenuar a acidez da cebola é deixa-la de molho na água gelada ou dar um choque térmico mergulhando em água quente e depois lavar com água gelada.
Para uma refeição completa, a dica é acrescentar uma proteína grelhada. O peito de frango feito a moda Thai, com o uso de shoyo light e gergelim fica ótimo para servir com chips de côco numa base de alface americana, repolho roxo picado bem fininho, cenoura ralada e edamame sem casca. O molho a ser usado é simples e basta bater no liquidificador: gengibre, alho, gergelim, shoyo light e vinagre de arroz.
Dá para caprichar na apresentação com uma linda flor de avocado feita com cortes finos no fruto partido ao meio. Exige-se certa habilidade para ajeitar as lâminas e enrolar no formato de caracol, mas o esforço vale a pena já que fica belíssimo. E uma comida bonita dá mais vontade de comer, não é verdade?
O salmão grelhado vai bem com quinoa, tomates e amêndoas ou castanhas. Tanto o peito de frango como o salmão podem ser apreciados quentes ou frios.
Ponto alto da aula foi a salada quente de camarão e legumes assados. Não é complicado de fazer já que os ingredientes vão todos juntos para uma assadeira: repolho roxo, abobrinha, cenoura, cebola, coentro, pimenta dedo de moça, shoyo, néctar de côco, azeite, pimenta do reino e os camarões previamente temperados. Após 15 minutos de forno é só finaliza com hortelã e castanhas trituradas.
Teve participação especial da Karen Piroli com a salada de beterrabas, ricota de macadâmias e molho de mostarda.
Hamburguer e paleta da Casa de Carnes Paulinelli também foram apresentados com opção para acompanhar as saladas.
É claro que há outros detalhes e dicas valiosas do Felipe Caputo nesse curso, como sugestão de marcas de ingredientes e técnicas aprendidas em sua experiência profissional nos Estados Unidos. Agora ele está seguindo carreira em São Paulo, mas sempre vem a BH para workshops e cursos principalmente sobre alimentação saudável. Vale a pena conferir.
Sucesso, querido!
Felipe Caputo na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:
.
Green Up
Rua Alagoas, 851, Funcionários, Belo Horizonte, MG, Brasil