Mais uma degustação do projeto Chilean Wine Tasting Tour representado por Alex Ordenes, o chileno Sommelier Conseil. Vinhos como Gandolini Las 3 Marias, Ventolera, Von Siebenthal, Chocalan, Loma Larga e meu querido Peñalolen foram apresentados para sommeliers, lojistas importadores e formadores de opinião hoje na Enoteca Decanter. Digo “meu querido” porque estive na vinícola prima da Peñalolen, a Quebrada de Macul em 2011 provando o Domus Aurea diretamente da barrica e o melhor vinho é aquele que traz as melhores lembranças. A semelhança entre eles é marcante e eu não me esqueci dessa maravilha. A ideia do projeto é o fortalecimento de marcas de pequenos produtores de linha premium do Chile.
Começando sempre pelos brancos, claro.
1) Chocalan Koan Sauvignon Blanc 2016. Bem fácil de beber, apresenta o caráter herbácio típico do Chile.
2) Ventolera Pinot Noir/Syrah 2015 com 94 pontos tanto no James Suckling como no Descorchados. A vinícola fica a 12Km do Oceano Pacífico, o que gera um clima fresco com forte influência marítima. Esse frescor é “transportado” para os vinhos dessa região.
3) Von Siebenthal Carabantes 2014, 85% Syrah e 15% Cabernet Sauvignon, repousando 18 meses em madeira. Bem equilibrado e redondo.
4) Laura Hartwing Edición de Familia, 2014 – 95 pontos Tim Atkins 95 Descorchados. Taninos potentes.
5) Quebrada de Macul, Peñalolen Tez, 2009. Esse vinho é “primo” do grande Domus Aurea. Foram produzidas apenas 490 garrafas, com uvas de baixo rendimento, o que entrega um verdadeiro vinhasso. Equilíbrio completo, me apaixonei.
6) Loma Larga SAGA 100% Cabernet Franc com 93 pontos Descorchados. Outro grande vinho com muito aroma de grama cortada, típico dessa cepa no Chile. Ícone!
7) Las 3 Marías 2013 (94 JS/ 93 RP). Mais uma vez o encerramento perfeito com essa jóia de Séfano Gandolini. Um vinho para meditação.
Queridíssima Vanessa Luluvinha. Chegou a tempo do último vinho.
Grande honra em participar.
.
Mais degustações estão previstas em BH.
Informações pelo instragram: @winechefbr