O Albanos está com um novo projeto para os finais de semana de junho. Foram convidados quatro chefs famosos de BH para criarem uma releitura da comida de bar. Além de chefs, são professores de gastronomia e foram instigados a imaginar um cardápio especial elaborado a partir de ingredientes regionais e que harmonizasse com o chope Albanos.
O primeiro chef convidado foi o professor Humberto Passeado, que atualmente gerencia a escola que leva seu próprio nome. Me lembro de quando ele tinha o restaurante Hum, extremamente agradável e pratos de alta qualidade que deixaram saudade. Na semana passada revivi esses bons momentos com as criações do chef para o Albanos.
A samosa mineira recheada com costelinha, taioba e queijo canastra me impressionou pelo sabor e criatividade.
A releitura do frango com quiabo criada especialmente para o evento foi servida em forma de ragu de frango caipira sobre polenta e guarnecido com quiabo. Um prato simples que tomou forma elegante e muito saborosa.
Além desses provei do brochete de filé com cogumelos.
do medalhão de filé com delicado molho de rabada, ao pesto de agrião com purê de queijo canastra
e do surpreendente risoto de feijão acompanhado de filé suíno.
Na próxima semana o chef Fernando Castanheira, atual chef do Adore Espaço Gastronômico, usou algumas receitas que já foram testadas para preparar o menu, considerados os melhores pratos que combinam com o estilo do Albanos, com os chopes, e que valorizam os ingredientes mineiros. Farão parte desse menu especial: torresmo de barriga com creme de goiabada e curry; croquete de cordeiro com roti picante; torta folheada de tomates assados, pasta de amêndoas, muçarela fresca e tapenade verde; ragú de pernil com nhoque crocante; confit de costelinha, creme de milho, crisp de couve e molho de limão.
Dando sequência ao time chefs selecionados Paulo Vasconcelos, sócio do Osso e do Bravo Catering, será o responsável pelo menu do final de semana entre os dias 23 e 25 de junho. Serão servidos dois petiscos: língua confitada ao funghi e barriga de porco ao aioli de jalapeño defumado e três opções de pratos principais: brisket defumado com purê de cenoura cremoso e redução de cerveja escura; polpetone recheado ao pomodoro, com purê de batata e rúcula e o tradicional arroz de suã.
E para fechar com chave de ouro a chef Agnes Farkasvolgyi finaliza do mês de junho com seu cardápio especialmente elaborado para o Albanos nos dias 30/06, 01 e 02/07. O menu criado pela chef incluiu petiscos como: ceviches de tilápia com chips de batata doce e pimenta de cheiro grelhada; trio imbatível: requeijão do norte de Minas, mandioca e banana; bolinho de feijão com creme de carne de sol e vinagrete de pequi; e pratos como paella caipira com quiabo e taioba; nhoque de milho com molho de queijo cremoso e figo seco, polpetone ‘angus’ com queijo de cabra, molho de cogumelos e polenta cremosa.
O projeto Albanos Recebe está trazendo mais sofisticação para a casa e de acordo com a respostas dos clientes a proprietária Fernanda Bicalho pensa em reestruturar o menu para melhor atender ao público. Com certeza esses chefs trarão um ótimo conhecimento e aprendizado para o Albanos.
A segunda edição do projeto “Albanos Recebe” convidou os chefs Américo Piacenza (Cantina Piacenza 07 a 09/07), André de Melo (Bravo! Catering – 14 a 16/07); Caetano Sobrinho (A Favorita – 21 a 23/07) e Fred Trindade (Trindade – 28 a 30/07).
Américo Piacenza, uniu clássicos a pratos experimentais desde sua especialidade – a costelinha defumada ao molho de aceto e rapadura – até uma novidade, o ravióli de chouriço ao molho de jabuticaba, que mostra sua interface com as cozinhas italiana e mineira. O chef apresentou também polenta de funghi ao molho gorgonzola, papardelli ao ragu de pato com ora-pro-nóbis e parmegiana tex-mex.
André de Melo levou para o Albanos petiscos saborosos como bife ancho, farofinha de crocante de pão de sal, queijo Minas grelhado na chapa e ovo caipira; o mineiríssimo mini hambúrguer de linguiça com queijo canastra , cebola caramelizada na rapadura e cachaça envelhecida; e o taco de língua com guacamole, cebola roxa, tomates concassé e molho siracha defumado. E também pratos como o arroz de rabada com coalhada seca; ossobuco de leitão com canjiquinha cremosa e quiabos tostados.
Caetano Sobrinho desenvolveu um menu com um pastelzinho de queijo canastra envelhecido com geleia de pimenta vermelha, um buraco quente de linguiça artesanal e uma dobradinha com feijão branco e embutidos artesanais; e entre os pratos o filet mignon a cavalo com sofrito de cebola e batatas rústicas; a panturrilha suína com arroz cozido no caldo do assado e hortaliças do quintal e a tilápia grelhada com molho de moqueca e purê de batata.
Fred Trindade apresentou petiscos como um croquete de barriga e um tartine de surubim com creme azedo. Já os pratos principais são algumas das especialidades de seu restaurante, como opções que levam arroz, já conhecidos dos clientes por serem uma espécie de “mexido” sofisticado. O arroz de leitão terá leves modificações e uma picanha brasileira revisitada também esteve presente no menu.
.
Albanos Lourdes
Rua Rio de Janeiro, 2076, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil