Uma proposta inédita apresenta a cachaça com um menu harmonizado no Xapuri. Visando a democratização e multiplicação das informações sobre o destilado brasileiro, o evento reuniu grandes nomes que ministraram o conteúdo de forma dinâmica e interativa.
Em BH, Maurício Maia e Isadora Bello Fornari orientaram a teoria apoiados por degustações práticas, como realizar a conquista do paladar, o jeito certo de servir e beber cachaca, e um jantar assinado por Flávio Trombino do Xapuri harmonizado com cachaças a cada prato.
As cachaças Leblon, Mazuma Mineira, Magos de Minas e Taverna de Minas, as estrelas da noite, foram também destacadas em drinks explorando suas características com variações em propostas de diferentes complexidades, pelo brilhante bartender Tony Harion.
.
Aperitivo: Torrada de pão de queijo com camponata de jiló
.
Entre umas e outras ( torresmo de barriga com limão capeta).
Harmonização: cachaça Mazuma Mineira Jequitibá – adocicado de cana e fundo floral com toque de picância para contrastar com gordura e acidez
Do céu ao inferno (queijo canastra com favo de mel manjericão e flor de sal jiló ao murro jiló carbonizado com alho frito pimenta de macaco azeite )
Harmonização: Taverna de Minas blend Castanheira e Carvalho – acastanhado para destacar o jiló, similaridade com picância e leve acidez
.
Dupla dinâmica (bolinho de mandioca e pastel de angu de carne seca com geleias de pimenta uma defumada e outra com cachaça)
Harmonização: Taverna de Minas Carvalho – similaridade com defumado e acidez para equilibrar
Kaol – Arroz, ovo e linguiça
Harmonização: Mazuma Mineira Amburana – para adocicar a experiência e acrescentar acidez
Jarrete de pote ( jarrete suíno confitado servido com cama de angu taioba e roti do próprio cozimento
Harmonização: Leblon Branca – para limpar o paladar
Fogo e paixão ( duas texturas de goiaba e duas texturas de queijo e uma dose de cachaça envelhecida em amburana fusionada com baunilha flambada.
Harmonização: Magos de Minas nº5 – blend de Carvalho e Amburana – acastanhado e adocicado para harmonizar por similaridade com doces e contrastar com queijo e café
Brazuca ( compota de casca de limão recheado com doce de leite polvilhado com pó de café )
Fotos: Fernando Rainier – Digital Gourmet
.
Xapuri na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade:
http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/5a_ColunaGastronomia-XAPURI.pdf
Mais Degustativiadade no Xapuri:
http://degustatividade.com.br/?s=Xapuri
Xapuri
Rua Mandacaru, 260, Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil