O Valle Rústico é um restaurante com cara de sítio no Vale dos Vinhedos, com uma proposta diferente.
Focado na cozinha de natureza, apresenta pratos contemporâneos no formato menu degustação que retratam toda a riqueza extraída da horta local. Milho, cebola, batata, tomate, amoras, cereja, frutas cítricas, folhas para a salada, ervas aromáticas, e inúmeras variedades de temperos são produzidos na horta e bosque do Valle Rústico.
O que não é de produção própria é buscado de fornecedores das proximidades, selecionados entre 35 famílias de agricultores locais. A filosofia da casa é evitar grandes distâncias porque acreditam que o melhor alimento nasce mais próximo de casa. O menu segue as estações do ano e pode variar até mesmo diariamente, conforme o melhor que a natureza tem a proporcionar.
Escolhi, para acompanhar o menu degustação o espumante Calza Nature de Monte Belo do Sul. É feito pelo método champenoise mas não é feito o dégorgement, então as leveduras permanecem na garrafa resultando num espumante turvo e cheio de sabor.
Couvert: Grissini de pão de queijo, pão com alho, focaccia e pesto de ervas da casa feito com folha de capuchinha, manjericão, azedinha e folha de cenoura.
Tomates cereja temperados orégano, tomilho, manjericão, azeite e flores
Moranga caramelizada com flor de lírio do brejo
Creme de milho verde com cogumelos salteados. O milho crioulo, usado nesse creme, é uma variedade que veio com os imigrantes italianos para Serra Gaucha, e o chef Rodrigo faz a troca de sementes com vários produtores para incentivar o plantio.
O menu pode ser adaptado a intolerâncias dos clientes, é só solicitar. Para se adequar as preferências do meu marido, esse último prato, por exemplo, foi substituído por uma batata gratinada com um queijo de colônia macio e levemente ácido de um produtor da cidade de Santa Tereza, que fica a 25 km do restaurante.
Risoto de tomates confitados
Matambre braseado e creme de feijão. O Matambre é a parte que fica entre a pele e a costela do boi, extremamente saboroso!
Lasanha de berinjela
Cordeiro assado com farofa de alho
Sorbet de amora, brioche com figo, tortinha de uva, pien de doce de leite, mariola de colher (doce de banana)
Destaque para subchef Matheus Loureiro, que foi bastante solícito e simpático em apresentar o menu e a filosofia do Valle rústico.
No final do almoço, um passeio pela área verde que circula o restaurante é a melhor pedida para o fim de tarde.
Comida de qualidade, ar puro, uma taça de espumante em meio a natureza tornam a viagem realmente especial!
O chef Rodrigo Bellora buscou os primeiros ensinamentos em gastronomia (Cozinheiro e Sommelier) no SENAC de Bento Gonçalves, seguido de uma grande experiência adquirida no intercambio profissional na Itália e profissionalização de Chef Avançado na UCS/ICIF em Flores da Cunha. Atua nos principais conselhos e associações de classe locais como Aprovale, Sindilojas, SHRBS da região da Uva e Vinho, SHRBS de Garibaldi, Comtur, entre outros. Junto com mais 5 associados fundou o Convivium Slow Food da Primeira Colonia da Imigração Italiana.
Valle Rústico na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:
.
Valle Rústico
Linha Marcílio Dias, 15 da Graciema, Vale dos Vinhedos, RS, Brasil