A histórica cidade mineira de 7 mil habitantes respirou sabores, novidades, descobertas e sensações com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. O evento alcançou números bem expressivos com o público de 45 mil pessoas que circularam pela cidade entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro de 2016. Foram cerca de 150 profissionais envolvidos na produção, mais de 25 mil pratos vendidos, 3 toneladas de comida preparada e mais de 25 mil cervejas e 6 mil garrafas de vinho servidos.
O público presente pode aproveitar mais de 300 atrações entre aulas, jantares especiais, palestras, degustações, shows, exposições, apresentações interativas, lançamentos de produtos e tours.O grande foco da programação é enaltecer e valorizar os profissionais e a diversidade dos produtos brasileiros.
Aula de Peixes e suas cocções com o chef Leonardo Paixão do Glouton na Pousada Escola
Camarão empanado
Polvo a galicia
A pluralidade da culinária nacional também foi apresentada em atividades abertas ao público nos espaços do Largo do Chef e no Largo das Forras, onde receitas típicas de quase todos os estados foram executadas e degustadas.
Cozinha ao Vivo com Beto Haddad
Assador peruano
Pão de queijo recheado com pernil confitado, chutney de manga e lascas de copa lombo defumada da A Pão de Queijaria.
Pão de queijo recheado com sobrecoxa de frango empanada em farinha de pão de queijo e molho picante e mini rúcula da A Pão de Queijaria
Dadinho de tapioca com queijo curado da Serra da Canastra com geleia de pimenta vermelha do Chef Caetano Sobrinho do A Favorita
Cornetto crocante com mascarpone, frutas vermelhas e sorvete de baunilha do Chef Caetano Sobrinho do A Favorita
Lombo de bacalhau Gadus Mohua, tapenade de azeitona preta e farofa crocante de cebola queimada
Camarão crocante e molho picante
Lagosta grelhada com manteiga de ervas, purê de banana da terra e beurre blanc de limão galego
Uma das novidades desta edição foi a campanha em prol da preservação do patrimônio histórico. Fundada por volta de 1702, a cidade mantem excelentes exemplares da arquitetura civil do século XVIII. Pensando na importância destes locais, a Asset (Associação Empresarial de Tiradentes) e a Prefeitura de Tiradentes, em parceria com a organização do festival, divulgaram em todas as pousadas, guias e folhetos números de charreteiros e taxistas, incentivando assim que as pessoas não circulassem no centro de carro. O meio ambiente também foi foco dos cuidados prefeitura, que fechou parceria com a Cooperativa de Lavras, recolhendo ao longo dos dez dias 9t de vidro, 1t de papel, 1,5t de plástico e 2t de material biodegradável/alimento.
Chef Onildo Rocha com tacinhas Degustatividade
Cozinhe pra ela e Igulosas com tacinhas Degustatividade
Igulosas com tacinhas Degustatividade
Ivo Faria (Vecchio Sogno), Alysson Muller (Rosso Restro, Floripa) e Jaime Barcelos ( Ostradamus, Floripa)
Grandes nomes da gastronomia estiveram presentes, como Alberto Landgraf, Onildo Rocha, Carlos Kristensen, Morena Leite, Fred Trindade, Joca Pontes e Paulo Machado que assinaram menus especiais em jantares concorridos realizados nos restaurantes Angatu e Pacco&Bacco. Cada jantar homenageou o estado natal de cada chef, sendo eles: Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.
Foi um sucesso!
.
Na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:
Cobertura 2015:
.http://degustatividade.com.br/2015/08/18o-festival-de-cultura-e-gastronomia-tiradentes-2/
.
XIX Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes – 2016
Largo das Forras, Largo do Chef e Pousada Escola, Centro, Tiradentes, MG, Brasil
www.farturagastronomia.com.brTiradentes.pdf