O restaurante japonês Kazuki desenvolveu com dois dos mais badalados sommeliers de cervaja do Brasil, Fabiana Arreguy e Marco Falcone, uma carta de cervejas artesanais harmonizada com a culinária do restaurante. Inédita em BH e superexclusiva nacionalmente, a proposta reúne mais de 50 harmonizações (cervejas ideais para serem consumidas com entradas, sushis, sashimis, makis, uramakis, hots e gunkans, pratos quentes, massas, robatas e sobremesas) cobrindo várias escolas e estilos cervejeiros. Ao todo, são 36 rótulos entre artesanais nacionais e importados, claro, com destaque às bebidas produzidas em Minas Gerais, estado que tem se transforado em uma das maiores referências nesta produção – entre fábricas de cerveja, sendo grande parte delas microcervejarias -, sendo BH conhecida como “a Bélgica Brasileira”.
Cevite Mix (Lula, polvo e camarão) – Grimor 21 – Cerveja de baixa fermentação, construída com hibiscos e rosas na receita. As flores trazem leve acidez à bebida, indo ao encontro da acidez do prato
Shimeji especial (shimeji acompanhado de peixe branco) – Falke Estrada Real Weiss – Temos na clássica cerveja de trigo da Escola Alemã leveza e aromas perfumados, que caem muito bem como acompanhamento para peixes de carnes mais leves e brancas.
Haddock (defumado, alho poró e limon pepper) – Peripécia APA – A cerveja traz notas cítricas e refrescantes que complementam muito bem os sabores dos temperos. É leve e carbonatada, no mesmo patamar de peso do peixe. O defumado do peixe é abraçado pelo perfil levemente tostado do malte.
Capitão Senra harmonizando com Robata de Salmão com Queijo Coalho.
Ika Furai (lula à milanesa) – Ouropretana Ginger IPA – Cerveja em que o frescor o gengibre, aliado ao amargor marcante dos lúpulos, atravessa bem a fritura à milanesa, promovendo a limpeza do palato, ao retirar a untuosidade da gordura.
Tempura de brigadeiro – Wals Petroleum – O chocolate intenso da cerveja, que também tem notas de ameixas eálcool em destaque, fazem bela companhia à fritura oriental recheada de brigadeiro. Por ser amarga em intensidade, a cerveja faz contraste ao conjunto da sobremesa.
Outra novidade é que o Kazuki vai se transformar em palco para cursos de sommelier de cervejas; os clientes poderão se inscrever e participar de cursos lecionados pela Fabiana e Marco, com noites regadas pelo menu especial e propostas inusitadas como o teste às cegas onde os participantes devem experimentar os rótulos e, de olhos vendados, descobrir seus sabores. A carta de cervejas harmonizadas estreia no cardápio do Kazuki quarta-feira, dia 22 de Julho.
Obrigada pelo convite!
Kazuki
Rua Marília de Dirceu, 170, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil